Jogamos: The Great Ace Attorney Chronicles é chance de ouro da série no Ocidente

Ponto de partida ideal para novos jogadores, game quer ser o Yakuza 0 de Ace Attorney

Por Pedro Henrique Lutti Lippe 30.06.2021 15H14

Com 20 anos de história, Ace Attorney hoje povoa o mesmo espaço que já foi ocupado por séries como Yakuza e Monster Hunter: apesar da altíssima qualidade dos jogos e do apoio de uma base dedicada de fãs, a franquia nunca alcançou o merecido nível de sucesso fora do Japão.

O novo lançamento da série, The Great Ace Attorney quer remediar esse problema. Separado da cronologia dos jogos anteriores, o título promete ser a janela de oportunidade ideal para convidar novatos a adentrarem o mundo das aventuras judiciais da franquia.

A Capcom me concedeu a oportunidade de jogar três dos dez casos que estarão presentes no jogo final – o suficiente para ocupar mais de 15 horas dos meus últimos dias. Imediatamente inteligente e criativo, o jogo tem tudo para ser o equivalente a um Yakuza 0 ou Monster Hunter World para a popularidade de Ace Attorney.

Divulgação/Capcom

Apesar de ser conteúdo inédito em inglês, The Great Ace Attorney Chronicles é uma coletânea que combina dois jogos lançados exclusivamente no Japão entre 2015 e 2017 para o Nintendo 3DS. Além do conteúdo básico, o pacote ainda inclui extras como vídeos promocionais legendados, trajes lançados originalmente como DLC pago para os protagonistas e a opção entre vozes em inglês e japonês.

Oferecendo um novo ponto de partida para a narrativa da série, o jogo começa no final do século XIX – uma época em que o sistema judiciário japonês ainda engatinhava perante a influência estrangeira, que começava a adentrar o país por conta do início do processo de globalização.

A aventura começa com o jovem estudante de direito Ryunosuke Naruhodo, um antepassado de Phoenix Wright, sendo obrigado a montar a própria defesa após ser falsamente incriminado por um homicídio.

A história progride com o jogador atuando em duas frentes distintas. Em um primeiro momento, é necessário investigar a cena do crime para encontrar evidências e montar um caso de defesa capaz de resistir às acusações. Depois, o jogador entra no tribunal para rebater os argumentos da promotoria e encontrar contradições nos testemunhos apresentados perante o júri.

The Great Ace Attorney começa muito bem. Até mesmo o caso introdutório da aventura, uma espécie de tutorial que ensina os elementos básicos do jogo, é repleto de reviravoltas surpreendentes e de personagens carismáticos que prendem a atenção do jogador.

Divulgação/Capcom

A grande novidade em relação aos capítulos anteriores da série está no formato dos julgamentos. Ryunosuke precisa convencer um júri inteiro, e não apenas o juiz, da inocência dos clientes que ele defende. As opiniões dos membros do júri flutuam de acordo com o decorrer dos procedimentos, e podem influenciar as posturas de seus vizinhos.

A mesma dinâmica de grupo também se aplica para a bancada das testemunhas, que agora depõem lado a lado, de maneira simultânea. A novidade abre espaço para que Ryunosuke busque contradições não apenas nas falas das testemunhas, mas também nas reações das pessoas que estão ao lado de quem está falando.

Nos trechos de investigação, a novidade é a presença de Herlock Sholmes: um companheiro especialista em deduções com quem Ryunosuke deve interagir para encontrar evidências importantes. Juntos, os heróis participam de ‘danças da dedução’ – envolventes cenas que aproveitam muito bem a natureza 3D do jogo, com ângulos dinâmicos de câmera, para representar a dupla construindo um argumento lado a lado.

Como fãs veteranos da série já devem imaginar, The Great Ace Attorney é assustador em sua criatividade. Como o jogo é situado décadas antes de conveniências contemporâneas como câmeras de segurança, os desenvolvedores foram obrigados a ser ainda mais engenhosos do que o normal para formular os mistérios que Ryunosuke encontra.

É comum que as surpresas venham em dobro: se um mistério é chocante, tenha certeza de que o método aplicado por Ryunosuke para desvendar a verdade por trás dele será ainda mais.

Divulgação/Capcom

The Great Ace Attorney Chronicles é um misto entre reparação histórica, para os fãs das antigas que passaram anos clamando por uma tradução oficial para os jogos de 3DS, e chance de ouro para que marujos de primeira viagem conheçam, enfim, essa que já é uma série lendária da Capcom.

Com lançamento previsto para o próximo dia 27 de julho, The Great Ace Attorney Chronicles terá versões para Nintendo Switch, PlayStation 4 e PC.

O jogo não tem tradução oficial para o português do Brasil, e requer conhecimento avançado de inglês para ser devidamente aproveitado.