Historiador descobre foto da sede da Nintendo em 1889

Gigante dos games começou como fabricante de cartas no século XIX

Por Bruno Silva 24.01.2018 14H03

Nintendo entrou no mercado de games nos anos 1970, mas a empresa é centenária - ela foi fundada em 1889, como uma fabricante de cartas de hanafuda, um jogo típico do Japão. E, na última terça-feira (23), foi publicada uma foto da sede da Big N em Kyoto, no ano de sua fundação.

De acordo com uma tradução feita pelo site francês Omaké Books, a foto foi descoberta pelo historiador Isao Yamazaki, e vem dos arquivos de um projeto dedicado ao estudo da Era Meiji, no qual o Japão foi impulsionado para a era moderna por meio de uma série de mudanças políticas e econômicas.

Veja a imagem abaixo:

Vale ressaltar que a Nintendo tem outro prédio histórico, estabelecido no fim dos anos 1950, que continua de pé em Kyoto até hoje.

O texto também fala sobre a origem do fundador da Nintendo, Fusajiro Yamauchi. Ele herdou o hoje famoso sobrenome de seu pai adotivo, Naoshichi Yamauchi, dono de uma empresa de marcenaria e construção.

Naoshichi adotou Fusajiro em 1881, e passou o comando de sua companhia para o filho. Oito anos depois, ele fundou a Nintendo e continuou no comando das duas empresas, até ceder o controle da Big N para seu enteado, Sekiyro Kaneda.

O neto de Kaneda, Hiroshi Yamauchi, seria o responsável pela entrada da Nintendo no mercado de games. O comando da Big N só deixaria as mãos da família em 2002, quando o saudoso Satoru Iwata assumiu a presidência da empresa.