Fils-Aime evitou que Nintendo mudasse logotipo para atrair jogadores mais velhos

Uma das possibilidades era um logotipo "Nintendo" ao estilo de grafite

Por Rafael Romer 27.01.2020 15H11

Umas das marcas mais reconhecidas da indústria dos games, o icônico logotipo da "Nintendo" quase foi abandonado pela companhia para dar lugar a uma versão mais "jovem".

Quem conta isso é Reggie Fils-Aime, ex-presidente da Nintendo da América que foi contra a proposta de mudança do logo da Nintendo – e um dos grandes responsáveis por mantê-lo na forma como conhecemos até hoje.

Em entrevista ao podcast Present Value, Fils-Aime contou que a proposta tinha o objetivo de tornar o logo "mais velho", em uma tentativa de apelar para um público diferente do infantil, tradicionalmente associado à Nintendo. Entre as propostas, estava a possibilidade de um logo com os dizeres "Nintendo" em uma forma grafitada.

Quando eu entrei na Nintendo, havia uma sensação quase de vergonha que a Nintendo atraía consumidores jovens, e a equipe de marketing da Nintendo da América começou a fazer coisas com o logotipo – aquele logotipo clássico da Nintendo em formato oval – eles o colocavam no estilo grafite, ou eles faziam coisas diferentes para tentar envelhecer o logotipo, e eu acabei com isso porque essa não é a nossa marca", afirmou. "O que precisávamos fazer era, sim, atrair muitos consumidores, mas precisávamos fazê-lo com base no que a marca representava, e não fazê-lo de alguma maneira falsa."

Ainda segundo o ex-executivo da Nintendo, a resposta para a tentativa de mudar o logotipo da marca foi criar uma mensagem que aumentasse o alcance da Nintendo – o que, eventualmente, abriu o caminho para produtos como o Wii e o Wii Fit.

Após 15 anos na companhia, Reggie Fils-Aime se aposentou em abril do ano passado do cargo de presidente da Nintendo da América. Doug Bowser, antigo vice-presidente de vendas da companhia, assumiu a posição.