Fãs descobrem Pokémon inéditos de Gold & Silver em demo perdida de 1997

Demonstração da Spaceworld 1997 traz uma série de monstrinhos nunca antes vista

Por Victor Ferreira 31.05.2018 17H30

Em 15 de novembro de 1997, a Nintendo disponibilizou uma demonstração de Pokémon Gold durante a edição daquele ano da feira Spaceworld.

Mais de 20 anos depois, uma ROM desta demo foi disponibilizada na internet hoje (31), e o pessoal do The Cutting Room Floor descobriu uma série de novidades sobre a versão preliminar no jogo - especialmente relacionadas a ideias monstrinhos da segunda geração que não aparecem no jogo final.

Cruz, Aqua e Aquaria

Flambear, Volbear e Dynabear

Algumas das mudanças mais curiosas envolvem os Pokémon iniciais de Fogo e Água. Ao invés de Cyndaquill e Totodile, originalmente o jogador poderia escolher entre os chamados Flambear ou Cruz.

Há também design de bebês Pokémon não utilizados, como Trifox (de Vulpix), Meowsy (de Meowth) e Chiks (de Doduo - que curiosamente tem as três cabeças da evolução Dodrio).

Evoluções de Pokémon da primeira geração rejeitados incluem Madame (de Farfetch’d), Plux (de Pinsir) e o perturbador Animon (de Ditto)

Designs e ideias que não apareceram em Gold & Silver que foram reutilizadas em jogos futuros, como é o caso de Leafeon - aqui chamado de Leafy - e Ballerine, que anos mais tarde foi trabalhado como Mime Jr.

Talvez o Pokémon mais legal desta leva que nunca viu a luz do dia foi Ikari, um tubarão com uma âncora como cauda.

Isto é apenas uma pequena fração do que foi descoberto até agora. Quem quiser ver mais do conteúdo da demo pode explorar a página do The Cutting Room Floor, ou até mesmo baixar a ROM para um emulador do Game Boy em modo Debug.