Projeto de fã imagina como seria um Metroid 64

E ficamos aqui só na vontade

Por Helena Nogueira 14.05.2022 14H00

Ao longo de seus 35 anos de história, a franquia Metroid ficou algumas gerações sem lançamentos. Em específico, o Nintendo 64 nunca recebeu uma aventura de Samus Aran, mesmo com sua marcante line-up de títulos first-party. Porém, agora é possível sonhar acordado, pois um projeto de imagina como seria um Metroid 64 - e ficamos aqui só na vontade. 

LEIA MAIS

A ideia é do desenvolvedor indie mexicano Luto Akino, que tem postado vídeos e imagens nas redes sociais mostrando o avanço projeto. Apesar de ainda estar em suas primeiras etapas, já podemos ver a Samus em gloriosa forma poligonal no que seria uma espécie de Metroid Prime em terceira pessoa. 

Nos vídeos compartilhados por Akino, a caçadora de recompensas veste sua power suit, que geralmente é a armadura disponível no início dos jogos. Além disso, a protagonista demonstra alguns de seus movimentos mais clássicos, como a morph ball. Segundo o desenvolvedor, a principal inspiração para o projeto é Zelda Ocarina of Time.  

Akino traçou até mesmo uma história para o jogo, que se passa antes do primeiro Metroid. A narrativa acompanha Samus e um esquadrão da Federação Galáctica, que pousam em um planeta hostil depois de serem atacados por uma gangue de Space Pirates. 

Se fosse real, o Metroid 64 provavelmente seria lançado entre Super Metroid, de 1994, e Metroid Prime e Metroid Fusion, que chegaram em 2002. O diretor Yoshio Sakamoto chegou a considerar um título para o 64, como revelou em uma entrevista para a GamesTM em 2010 (via GamesRadar). Porém, na época a equipe não conseguiu encontrar boas formas para adaptar a série para o 3D. O projeto chegou a ser terceirizado, mas não foi para frente. 

Com mais de 35 anos de história, Metroid é uma das franquias mais influentes dos games, sendo co-protagonista de seu próprio gênero - o metroidvania. Recentemente, a série alcançou um novo marco, pois Metroid Dread bateu o recorde de vendas antes mantido por Metroid Prime

Para conhecer mais sobre a recente aventura de Samus no Switch, leia nossa crítica sobre Metroid Dread, em que avaliamos que o jogo “não é o novo rei do gênero, mas honra legado da série”.