Entenda as principais diferenças entre o Switch tradicional e o Switch Lite

Novo console portátil será lançado em 20 de setembro

Por Rafael Romer 10.07.2019 10H15

Após meses de rumores, a Nintendo finalmente anunciou oficialmente nesta quarta-feira (10) o Switch Lite, nova versão de seu consoles focada na jogabilidade portátil.

Além de mais leve e compacto, o console conta com uma série de mudanças quando comparado ao Switch tradicional. Veja as principais diferenças entre ambos abaixo:

Controles integrados

Diferente dos Joy-Cons destacáveis do Switch tradicional, o Lite vem com seus controles integrados ao corpo do console.

Ainda é possível usar o console com Joy-Cons tradicionais, mas o jogador precisará de um par de controles avulsos para isso.

Reprodução/Nintendo

Menor e mais leve

Com foco no portátil, o Switch Lite é menor que o console tradicional, e conta com um display HD de 5,5 polegadas – contra as 6,2 polegadas do Switch.

Dilvugação/Nitnendo

Hardware

Apesar das mudanças do corpo, muito do que o Switch Lite traz em termos de hardware continua igual: 32 GB de armazenamento interno, entrada para cartão microSD, entrada para fones de ouvido e cabo USB-C.

Por conta de seu foco em portabilidade, no entanto, a Nintendo deu uma caprichada na bateria – segundo o CNet, ela deve durar entre 20 a 30% mais, dependendo do jogo.

O processador também recebeu um upgrade para ser mais eficiente e exigir saídas de resfriamento menores.

Divulgação/Nintendo

D-pad

Na parte esquerda do console, os botões direcionais do Switch tradicional também foi substituído por um D-pad em formato de +, uma mudança bastante requisitada por jogadores.

Reprodução/Nintendo

Sem HD Rumble e câmera IR

Sem os Joy-Cons destacáveis, o Switch Lite também perde algumas funções que estavam nos controles tradicionais do Switch: o motor de vibração HD Rumble e a câmera infravermelha na parte inferior dos Joy-Con não estão presentes aqui.

Reprodução/Nintendo

Sem Nintendo Labo

Sem o HD Rumble, câmera infravermelha e Joy-Cons destacáveis, o Lite também não suportará os kits do Nintendo Labo.

Divulgação/Nintendo

Só jogos portáteis (em tese)

O Switch Lite suportará nativamente apenas jogos considerados portáteis, o que inclui títulos como The Legend of Zelda: Breath of the WildSuper Mario OdysseySuper Smash Bros. Ultimate e Mario Kart 8 Deluxe.

Para jogos que exigem Joy-Cons destacados, como Mario Tennis Aces ou Snipperclips, o jogador terá que ter um par de controles extras. Também será necessário outro dispositivo para carregar os Joy-Con, já que o Lite não suporta a recarga de controles.

Consumidores poderão olhar na parte de trás da embalagem de jogos para conferir se eles são considerados portáteis ou não.

Reprodução/Nintendo

Multiplayer

O Switch Lite pode ser conectado normalmente com outros Switchs tradicionais para multiplayer local ou online.

Até oito consoles Switch e Switch Lite podem ser conectados localmente para jogos cooperativos ou competitivos.

Assim como no Switch, multiplayer online no Lite exigirá uma assinatura do Nintendo Switch Online.

Divulgação/Nintendo

Três cores

O Switch Lite estará disponível em três cores: cinza, amarelo e turquesa. O console será lançado em 20 de setembro por US$ 199 – o equivalente a R$ 750, em conversão direta.

Reprodução/Nintendo