Designer do NES e SNES se aposenta da Nintendo após quase 39 anos

Lance Barr também ajudou na elaboração do Nunchuk do Wii

Por Victor Ferreira 26.08.2021 14H35

Lance Barr, designer que criou o visual ocidental do Nintendinho e Super Nintendo, se aposentou oficialmente da Nintendo após trabalhar quase 39 anos na companhia (via Nintendo Life).

Em seu LinkedIn, o designer declarou que deixou a empresa após todos estes anos para se focar em "outros" projetos.

Barr juntou-se à Nintendo of America em 1982, antes mesmo de a companhia criar seu próprio console doméstico, e seus primeiros trabalhos envolviam máquinas de fliperama.

Porém, quando a empresa começou seus planos de lançar o Famicom no Ocidente, Barr foi responsável pelo redesign do console, procurando mudar o visual de um brinquedo eletrônico em algo que pudesse casar com o rack de uma típica casa nos EUA dos anos 1980.

"O design foi concebido como um sistema modular e sim fio, pensado para parecer mais como um sistema de som estiloso ao invés de um brinquedo elétrico", disse em entrevista ao site Nintendojo. "Após a primeira revelação pública nos EUA na Consumer Electronics Show, me pediram para redesenhar a caixa baseada em novas necessidades de engenharia."

"Muitas dos elementos foram mantidos, como as cores em dois tons, os cortes laterais no lado esquerdo e direito, e o visual 'quadrado', mas as proporções mudaram significativamente para acomodar o novo conector."

Barr também foi responsável pelo sucessor do NES, o Super Nintendo, que ao contrário do estilo japonês e europeu, manteve uma estética parecida, com ângulos retos e quadrados do console anterior.

É claro, nestes anos ele também esteve envolvido em diversos outros projetos dentro da Nintendo, desde o Zapper, a icônica pistola do NES, até a extensão Nunchuck do Wii Remote.