Xbox   Playstation   Pc   Nintendo

Review: Huntdown

Ação ao estilo Metal Slug com visual retrô, bom desafio e design de fases empolgante

Por Claudio Prandoni 02.06.2020 00H58

Enquanto Blazing Chrome honrou no ano passado séries clássicas como Contra e Metal Slug, em 2020 chegou a vez de Huntdown carregar a tocha.

Sem complicações e com muita qualidade o game do estúdio sueco Easy Trigger Games traz pixel art cheia de detalhes, controles precisos e um grande foco em interação com cenários e diferentes armas.

Huntdown oferece uma aventura linear com gráficos que lembram a era 16-bits e três personagens diferentes para escolher: Anna Conda, John Sawyer e Mow Man. Em um futuro distópico em que gangues de criminosos dominam as ruas, sobra trabalho para esses caçadores de recompensas fazerem sua fama.

Cada um traz características únicas, como diferentes velocidades de movimento e ritmo de disparos da arma principal, mas em linhas gerais a experiência é bem similar com qualquer um que escolher.

O jogo brilha mesmo e mostra personalidade nas fases, todas com designs desafiadores que colocam o cenário como ferramenta para atacar e se defender. Caixas podem ser usadas como cobertura, latões explosivos ajudam a atacar grandes grupos de inimigos e a própria maneira como você pula e desce das plataformas é parte integral da estratégia para lidar com os adversários.

Cada nível, por sua vez, é coroado por um combate de chefão ao final. Todos apresentam mecânicas únicas, seja na forma como atacam ou no design do cenário onde as lutas acontecem.

Em dado momento você luta contra um brucutu em um pequeno ringue, dando pouco espaço para esquivar, em outra ocasião você enfrenta um bandido dentro de uma enorme armadura robótica com um escudo que deve ser destruído e acontece até mesmo de o chefão se esconder atrás de barreiras ou em entradas pelo cenário para fugir dos seus disparos.

A brincadeira toda tem um verniz de fliperama. Os personagens têm falas que parecem tiradas de filmes de ação dos anos 80 e a trilha sonora sintetizada é intensa e cheia dessa mesma energia retrô. Já os níveis são curtos e difíceis e ainda há segredos para encontrar e algumas poucas missões paralelas para cumprir, como destruir uma certa quantidade de inimigos.

O bastante para incentivar uma segunda ou terceira rodada, mas nada complicado ou complexo demais para tomar horas e horas. O foco da experiência é realmente passar de fase e vencer todos os chefões pelas diferentes áreas da cidade.

O ar de arcade é realçado pela presença de um multiplayer cooperativo para até 2 pessoas, disponível apenas no mesmo console, nada de opção online, infelizmente.

Para uma boa dose de aventura 2D com ação intensa e objetiva, bem na veia de Blazing Chrome, Contra, Metal Slug e tantos outros do gênero, Huntdown é uma ótima opção.

Nota do crítico