Arábia Saudita aumenta investimento na Nintendo para 6%
Fundo de Investimento Público criado por Principe Mohammed demonstra interesse em uma participação ainda maior no mercado
Em 2022, o Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita surpreendeu ao comprar ações da Nintendo e de outras grandes empresas de games – e, neste início de 2023, o país demonstra interesse em uma participação ainda maior no mercado. Na última quarta-feira (11), foi revelado que a iniciativa aumentou seu investimento na dona do Switch em 6%.
Com o total de 5,01% em ações adquiridas inicialmente, o Fundo de Investimento da Arábia Saudita se tornou o 5º maior investidor da Nintendo – que, na época, recusou a comentar o fato, afirmando ter descoberto a notícia por meio da imprensa (via Eurogamer).
Com o investimento desta semana, a porcentagem detida pela Arábia Saudita em ações da publisher subiu para 6,07%. Curiosamente, desta vez a divulgação partiu da própria Nintendo, por meio de um relatório compartilhado com a Reuters.
Criado com o propósito de diversificar a economia do país diante do investimento internacional cada vez menor no óleo saudita, o Fundo de Investimento Público é uma iniciativa do Príncipe Mohammed bin Salman, uma figura pública tida como controversa.
Em 2021, o prícinpe herdeiro foi acusado pela CIA de ser responsável pelo assassinato de Jamal Khashoggi, jornalista do Washington Post.
Nomeado primeiro-ministro no último mês de outubro, Salman mantém um governo conhecido por desrespeitar os direitos humanos, com a criminalização da homofobia e a manutenção do conflito com o Iêmen.
LEIA MAIS
- Pokémon celebra 1008 registros na PokéDex com vídeo nostálgico
- Filme de Zelda está em produção pela Illumination, aponta rumor
- Filme do Mario recebe versão realista assombrosa criada por IA
Além da Nintendo, o fundo criado pelo Príncipe detém ações da Take-Two, Activision Blizzard, Capcom, Koei Tecmo, Nexon e parte considerável da SNK.
Hey, listen! Venha se inscrever no canal do The Enemy no YouTube. Siga também na Twitch, Twitter, Facebook e TikTok. Aliás, somos parceiros do BIG Festival, o principal evento de jogos da América Latina, que aproxima o público com o desenvolvedor de jogos. Vem saber mais!