Nintendo Switch | Satoru Iwata foi o líder de desenvolvimento do console

Ex-presidente da Nintendo faleceu em 2015

Por Guilherme Jacobs 15.02.2017 11H50

Satoru Iwata, presidente da Nintendo que faleceu em 2015, foi o líder de desenvolvimento do Nintendo Switch, novo console da fabricante. A informação foi confirmada pelo criador de The Legend of Zelda Super Mario, Shigeru Miyamoto, em entrevista com a Time.

"Eu mencionei que o Sr. Iwata, Sr. [Genyo] Takeda e eu demos feedback e fizemos decisões, mas no fim das contas, o Sr. Iwata foi o líder de desenvolvimento, então ele dedicou muito tempo e pensamentos no Switch," explicou Miyamoto. "Eu acho que a ideia do Nintendo Switch ser um aparelho que você pode levar para qualquer lugar, a ideia de ser um sistema que permite se conectar e comunicar com pessoas, eu acho que o Sr. Iwata colocou muita ênfase nisso."

"Pelo fato do Sr. Iwata ser muito ligado em tecnologia, muitas das nossas conversas envolviam tentar descobrir como fazer coisas técnicas como capacidades de rede, ou servidores, ou qualquer coisa, algo divertido," continuou o lendário desenvolvedor.

"Por exemplo, pense em quando nós adicionamos a possibilidade de usar um navegador no Nintendo DS. Com a passagem do temppo, todos esses serviços ficam mais e mais avançados, então precisamos pensar sobre 'Como incorporamos aparelhos mobile ou novas opções de navegação que surgem?' Isso é algo que eu e o Sr. Iwata conversamos sobre muito, tentando decidir o que fazer e o que não fazer no nosso hardware," ele concluiu.

Iwata também foi instrumental na construção de Pokémon GO antes de falecer.

Híbrido de console e portátil, o Nintendo Switch tem lançamento mundial marcado para março de 2017, mas não há previsão de chegada ao Brasil - vale lembrar, a Big N deixou de distribuir jogos no país em janeiro de 2015. Entre os principais títulos da plataforma está The Legend of Zelda: Breath of the Wild.