Mobile   Apple   Android

Free Fire, funk e futebol são "coisas do mesmo mundo", diz Anitta ao The Enemy

Clipe de “Tropa”, parceria da cantora e Luck Musik com o jogo mobile, será lançado ainda nesta quarta-feira (29)

Por Helena Nogueira 29.06.2022 17H00

Coroando a parceria entre Free Fire e Anitta, a música “Tropa” será lançada na noite desta quarta-feira (29) — e virá acompanhada de um clipe repleto de referências ao jogo mobile e ao seu cenário de esports. A convite da Garena, o The Enemy participou de uma coletiva de imprensa com a cantora, que comentou sobre a gravação do clipe, a importância de Free Fire no Brasil e sua participação na concepção de sua personagem no game, a Patroa

Reprodução: Garena/Anitta

LEIA MAIS

Em entrevista coletiva à imprensa, o The Enemy perguntou à cantora sobre a importância da inclusão social promovida pelo Free Fire no Brasil, semelhante ao que o funk e o futebol já fazem. Anitta respondeu comparando o jogo à redes sociais modernas, como o TikTok, que permitem que pessoas mudem suas vidas.

“Acho importante que a gente sempre dê visibilidade e profissionalize essas pessoas, para que elas não escutem mais os comentários daqueles que estão acostumados com as coisas como eram antigamente. O povo fala ‘Isso daí é brincadeira, não é profissional’. E existe, sim, um mundo imenso de profissionais da modernidade, das coisas que já são o futuro. (...) Para mim, esses são os novos profissionais do entretenimento. São coisas acessíveis para quem mora na favela, possibilitando que a pessoa mude de vida — assim como o funk faz, como o esporte pode fazer também. São coisas do mesmo mundo.”

Reprodução: Garena/Anitta

Para a gravação de “Tropa”, o convite de Luck Musik partiu da própria Anitta, que compôs a faixa ao lado do trapper em um estúdio em Miami, nos Estados Unidos. Na coletiva, ela contou sobre o processo de criação da letra, que esbanja referências ao jogo. 

“A criação da letra da música foi bem divertida. Fui chamando os gamers que conheço e disse ‘Fala uma gíria aí do Free Fire!’ Minhas amigas que amam Free Fire foram falando o que escutam no streaming… E assim fui colocando as gírias que os gamers falam na letra. Acho que é bem legal eles poderem ter uma letra que diz exatamente o que eles fazem e dizem na hora que estão jogando, algo que vai representar a paixão e a profissão deles.” 

Reprodução: Garena/Anitta

Já o clipe foi gravado durante dois dias em São Paulo e envolveu, nas palavras da cantora, “muitos efeitos especiais e trocas de roupa.” Anitta disse que ficou satisfeita com a liberdade que a Garena proporcionou para ela e sua equipe na concepção do clipe, que contou com “budget infinito.” 

A proposta da produção é que representasse um “jogo da vida real”, misturando fantasia e realidade, e a parceira fez com que a cantora e a Garena criassem uma estreita relação de confiança.      

“Foi uma relação de total confiança. De um lado, eles [Garena] tinham uma expertise que a gente nunca teve, que é o mundo gamer — o que funciona mais, qual é a melhor forma de fazer as coisas. De outro lado, a gente [equipe Anitta] sabia melhor como fazer o lançamento de um clipe e de uma música, qual seria o melhor dia, horário, essas coisas. Isso foi bem divertido, ter que trocar essas informações com dois times que não tinham a menor ideia do universo um do outro”. 

Reprodução: Garena/Anitta

A cantora conheceu Free Fire na quarentena, quando passou a jogá-lo com as amigas e o jogo mobile se tornou presente em suas lives de gameplay no Facebook. Dessa forma, Anitta conta que a parceria com a Garena surgiu de um interesse mútuo, visto que se tornou uma demanda do próprio público da cantora. 

Logo, surgiu a oportunidade de Anitta se tornar uma personagem no game, a “Patroa”. A escolha do nome foi da Garena, mas a própria Anitta e seu time ficaram responsáveis pela concepção da personagem. 

“Minha parte preferida foi o fato de eles deixarem eu fazer tudo exatamente do jeito que queria. Para criar a personagem, tenho uma estilista que está sempre comigo fazendo os looks de carnaval. Na época de Modo Turbo, em que eu quis que o clipe tivesse o conceito gamer, ela que fez o meu look. Então, para a personagem do Free Fire, falei para ela ‘Vamos fazer juntas!’ E eles [Garena] super toparam, a gente fez o desenho juntas e criamos o que queríamos para essas duas Anittas — uma mais fantasiosa e gamer e a outra mais do mundo real.”

Reprodução: Garena/Anitta

A colaboração com a Garena também teve vertente nos esports com a Taça da Patroa, campeonato feminino de Free Fire cuja primeira edição foi concluída no último dia 12 de junho. Com o torneio, Anitta disse que tem a intenção de “promover a presença e o respeito às mulheres.”

“Acho que não só nos jogos online, mas nos jogos em geral, sempre existe muito preconceito, falta de espaço e respeito em relação às mulheres que querem estar em coisas que sei lá quem definiu que é ‘de homem.’ Como no futebol e no esporte, os jogos online passam por essa mesma situação. (...) Para mim, [a Taça das Patroas] era uma ideia de estimular e mostrar que as mulheres arrasam muito jogando. E também, para mim, esse é o novo entretenimento — o mundo gamer, dos jogos online. Por isso, nada mais justo do que dar a devida relevância e o devido espaço.”

Falando com entusiasmo sobre a parceria com a Garena, Anitta se mostrou aberta para estar ainda mais presente em Free Fire. Por exemplo, quando perguntada se faria um show dentro do jogo — aos moldes das performances dentro de Fortnite, como a de Travis Scott e Emicida —, Anitta ficou animada com a possibilidade. 

“Nem sabia que isso era possível! Imagina que divertido o pessoal jogando e, de repente, aparece eu cantando. Não sei como funciona isso, mas estou aberta para fazer viu, Garena”, afirmou.

A Patroa chegará ao Free Fire no próximo sábado, 2 de julho. Abaixo, saiba como garantir a personagem de graça.