Tech   Mobile

Downloads de jogos mobile crescem 30% em meio ao isolamento social

Usuários de smartphones baixaram mais de 13 bilhões de jogos no primeiro trimestre deste ano

Por Rafael Romer 01.06.2020 08H00

O distanciamento social e as diversas quarentenas decretadas ao redor do mundo por conta da pandemia da Covid-19 tiveram um impacto notável nos downloads de jogos mobile no primeiro trimestre de 2020.

Segundo dados da empresa de análise de mercado App Annie, a média semanal de downloads de jogos mobile registraram um crescimento de 30% em março quando comparado à média do último trimestre de 2019.

No total, 13 bilhões de jogos para dispositivos móveis foram baixados por usuários ao redor do mundo no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 25% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Quando levada cada uma das plataformas em consideração, a Google Play, loja de aplicativos de dispositivos Android, viu um crescimento de 25% nos downloads de jogos no trimestre em relação ao ano anterior, totalizando quase 10 bilhões de downloads. No iOS, novos downloads de jogos cresceram 25% em relação ao primeiro trimestre de 2019, superando 3 bilhões.

Ainda segundo o relatório, Brasil e Índia foram os países com maior número de downloads no Google Play. Números específicos sobre o mercado nacional, no entanto, não foram divulgados.

A gente tem dados internos que mostram isso, a gente não pode falar publicamente, abrir números, mas a gente percebe isso”, afirmou Renato Citrini, gerente de produtos da Samsung Brasil. “As pessoas estão cada vez mais conectadas à internet, usando o smartphone e usando mais jogos”.

Segundo o executivo, o crescimento no consumo está ligado ao “cenário de confinamento” pelo qual o país tem passado, que tem levado mais usuários a buscar smartphones como alternativa de entretenimento.

A gente viu muito isso, pessoas fazendo mais downloads de jogos, usando mais tempo o smartphone para jogos. Agora elas estão em uma situação que têm mais tempo útil para essas atividades, tempo que estariam em deslocamento, que estariam fora de casa, você acaba ocupando com mais entretenimento, e os jogos com certeza são uma opção nesse cenário”, destacou.

Ainda que tenham ganhado mais força nas últimas semanas, o uso de smartphones como alternativa para jogos não é exatamente uma novidade para as fabricantes de dispositivos móveis – e sua importância deste consumo já chama a atenção destes empresas há alguns anos.

Na avaliação de Citrini, a “virada de chave” que chamou a atenção da Samsung no Brasil para a importância de jogos mobile veio há cerca de dois anos, quando a empresa já explorava iniciativas com eSports, mas viu a relevância do mercado de games mobile na onda do sucesso de Fortnite.

Foi uma coisa que surpreendeu muito positivamente a gente, as pessoas começaram a enxergar que, agora, o smartphone está podendo ser comparado a um console”, explicou. “Eu estou jogando um jogo [no smartphone] ao mesmo tempo que um amigo está no console e a gente está em iguais condições.

O avanço do consumo de jogos mobile levou a empresa a promover uma série de parcerias na tentativa de chamar a atenção do público gamer de smartphones, incluindo a distribuição de uma skin exclusiva de Fortnite para donos do Galaxy Note 9 e, neste ano, o lançamento temporário exclusivo de Forza Street, lançado para PC no ano passado, para os aparelhos Galaxy.