Playstation   Pc   Xbox

EA está investindo em mundo aberto e multiplayer para monetizar mais seus games, diz ex-membro da BioWare

"Eles não ligam para o que os jogadores querem, eles ligam para o que os jogadores pagam"

Por Guilherme Jacobs 24.10.2017 10H09

Com o anúncio de que a EA está fechando a Visceral Games e transformando o jogo de Star Wars que o estúdio estava fazendo - um projeto singleplayer focado em narrativa - vai virar algo voltado para multiplayer e serviços, muitas pessoas estão criticando as ações da publisher, que esse ano já passou por uma polêmica com Mass Effect. Agora, uma delas é Manveer Heir, ex-designer da BioWare.

"É definitivamente uma tendência dentro da EA, eles estão realmente focando em mais jogos de mundo aberto," explicou Manveer, falando sobre as preferências da empresa hoje em dia no podcast do Waypoint. "E a razão por trás disso é que você pode monetizá-los mais. As palavras que foram usadas [pra explicar o fechamento da Visceral] foram 'fazer os jogadores voltarem novamente.' Por que você se importa com isso na EA? A razão pela qual você se importa é por causa de microtransações."

"Comprar pacotes de cartas nos jogos Mass Effect, o multiplayer. É a mesma razão pela qual adicionamos pacotes de cartas em Mass Effect 3. Como você mantém as pessoas voltando ao invés de 'apenas' jogar por 60 ou 100 horas?" ele continuou. "Essa é a razão pela qual outros produtos da EA que não tinham isso antes começaram a ganhar multiplayer, porque nós acertamos e ganhamos muito dinheiro. É renda repetível contra renda única. Eu vi pessoas gastarem literalmente US$ 15 mil em cartas de multiplayer em Mass Effect."

"O problema é que nos escalamos nossos orçamentos para mais de US$ 100 milhões e nós não criamos um espaço para bons jogos singleplayer lineares que estão abaixo disso. Mas por que não podemos ter as duas coisas? Por que tem que ser um ou o outro? A razão é porque a EA e essas grandes publishers em geral só se importam com o maior retorno possível no investimento. Eles não ligam para o que os jogadores querem, eles ligam para o que os jogadores pagam."

Quando a EA anunciou que estava fechando a Visceral, a empresa disse que ia redirecionar o design do jogo de Star Wars para manter os jogadores voltando para o jogo e aproveitando as capacidades da engine Frostbite, que tem sido usada especialmente para multiplayer e mundo aberto.