Spider-Man: Tudo o que sabemos sobre o jogo de PlayStation 4

Conversamos na E3 2017 com o roteirista Jon Paquette

Por Érico Borgo 15.06.2017 11H19

Spider-Man, o título exclusivo de PlayStation 4 produzido pela Insomniac, teve a responsabilidade de encerrar a conferência da Sony na E3 2017 - algo que já havia feito também em 2016. Para entender as razões da aposta da empresa japonesa no herói da Marvel em detrimento de suas propriedades, conversamos com Jon Paquette, roteirista-chefe do jogo.

"Estamos trabalhando diariamente com a Marvel no jogo", explicou o escritor. "O escritório deles é do lado do nosso, então eles têm ido com frequência jogar Spider-Man e ajudar na criação desse mundo".

Mundo, aliás, que é 100% novo. "Não estamos usando um universo do Homem-Aranha que já existe nos quadrinhos ou nas telas. Vocês ficariam surpresos como a Marvel nos deu liberdade pra criar. Entre as poucas diretrizes há coisas óbvias, como a obrigação de ele não matar. Então colocamos uma mecânica que não permite que ele jogue ninguém para fora de um prédio, sempre puxando-os de volta no combo do combate usando a teia".

Era importante também que essa versão do herói tivesse um uniforme completamente diferente dos demais, algo que o distinguisse imediatamente. "A origem dessa roupa será mostrada no jogo, então não posso falar a respeito", despista Paquette. "Em nome da liberdade e jogabilidade, criamos nossa própria versão, com algumas adaptações", explica. Por exemplo, Peter Parker e Miles Morales coexistem nessa versão, algo diferente dos quadrinhos, onde eles nasceram em dimensões distintas.

Criamos nossa própria versão, com algumas adaptações

"Além de Miles, Wilson Fisk e Norman Osborn, que estão presentes de maneiras distintas no trailer, teremos muitos personagens do universo do Homem-Aranha neste jogo", garantiu Paquette. Um deles é o Sr. Negativo, que também aparece no vídeo. É um personagem criado por Dan Slott e Phil Jimenez em The Amazing Spider-Man #546 (janeiro de 2008).

Peter Parker não matará ninguém no título de PS4

Nada se sabe sobre os demais, mas o roteirista disse que foi muito difícil pra ele escolher quais apareceriam. "Sou um grande fã do Aranha. Quando era pequeno minha família tinha dinheiro pra comprar duas HQs apenas por mês pra mim. As duas eram do herói", lembrou.

O trabalho em Sunset Overdrive foi crucial para a criação de Spider-Man

Na trama, Peter Parker é o Homem-Aranha há alguns anos. Aos 23, recém-saído da faculdade, ele começa a ter problemas em equilibrar suas duas vidas. "Quando o Aranha triunfa, Parker perde. Quando Parker se dá bem, o Aranha deixa a desejar", comentou Paquette. "Ele está dominando o combate ao crime, mas existe um homem por trás da máscara e isso será abordado no jogo".

Quando o jogo começa, o super-herói acaba de colocar Wilson Fisk, o Rei do Crime, na cadeia. Mas isso gera um vácuo de poder em Manhattan - e surge uma nova facção, os Inner Demons, que descobrimos serem liderados pelo Sr. Negativo.

Misturando cenas lineares e exploração livre, narrativa será um dos focos de Spider-Man

A narrativa é um dos focos do jogo. Ela será contada através de sequências cinematográficas lineares cheias de ação - como a que vimos no trailer. Por se tratar de um mundo aberto, porém, histórias paralelas também poderão ser encontradas e jogadas por toda a cidade. "Nossa Manhattan é enorme e cheia de coisas pra fazer", disse o escritor, exaltando que o trabalho do estúdio em Sunset Overdrive foi crucial para a criação deste jogo.

No título de Xbox One, Paquette conta que a Insomniac aprendeu a trabalhar a movimentação pelo cenário de maneira divertida e inusitada, algo fundamental para as teias e balanço do aracnídeo pela cidade.

Nossa Manhattan é enorme e cheia de coisas pra fazer

Por último, o roteirista comentou as inegáveis semelhanças entre o título e a série Batman Arkham, de onde saíram o combate free-flow e o modo predador, entre outros elementos muito parecidos. "Nós jogamos muitos games. Entre eles, os do Batman. Fomos influenciados por muitos deles, mas acreditamos que nosso jogo é algo novo e criativo, ainda que reúna alguns elementos que gostamos de outros títulos e que fazem sentido dentro do universo em que estamos trabalhando", conclui.

Spider-Man é exclusivo de PS4 e chega às lojas em 2018.