Guillermo del Toro diz que não vai mais se envolver com desenvolvimento de games

"Se eu me juntar a outro estúdio, é capaz que a Terceira Guerra Mundial comece", brinca o cineasta após experiências na THQ e Konami

Por Bruno Silva 14.08.2015 11H27


Guillermo Del Toro
 têm tido muito azar em suas empreitadas na indústria de games. Seu primeiro projeto, feito com a THQ, não viu a luz do dia porque a empresa faliu em 2013. Depois, ele fez uma parceria com Hideo Kojima para produzir Silent Hills, que acabou cancelada em meio aos desentendimentos entre o designer japonês e a Konami. Após estas duas tentativas, o cineasta disse que não vai mais se envolver com o desenvolvimento de jogos.

"Eu provei que sou a ovelha negra dos games. Me juntei à THQ, e a THQ faliu. Eu me juntei ao Kojima, e ele deixou a Konami. Para não destruir a vida de mais ninguém, decidi que não vou mais me envolver com games. Se eu trabalhar com alguém dessa área, é capaz da casa dela explodir ou algo do tipo", brincou o desenvolvedor em entrevista ao ShackNews.

Ao ser perguntado mais sobre sua decisão, Del Toro falou sobre suas duas experiências com games. "Foi um aprendizado. Aprendi muito com Kojima-san, claro, e também na THQ. Mudou a maneira como vejo a narrativa. Trabalhamos dois anos na THQ. Foi insano. Nós planejamos tudo, fizemos o que podíamos, as linhas gerais, o roteiro. Fizemos muita coisa. Depois fui para o lado de Kojima-san, porque ele é um mestre, e posso dizer com alegria que somos amigos e amo seu trabalho e continuarei aprendendo com ele como amigo. Mas... se eu me juntar a outro estúdio, é capaz que a Terceira Guerra Mundial comece."

 

Apesar disso, o cineasta admitiu que deixará outros estúdios adaptarem seus filmes para um game. "Posso ser criativo e educado sobre o assunto, e conversar de uma maneira que os ajude a desenvolver. Mas não - não posso (desenvolver os jogos)", disse.

Em julho, Del Toro havia dito que ainda pretende trabalhar com Hideo Kojima. Se o cineasta mexicano não quer mais desenvolver games, é possível que uma futura parceria entre a dupla se dê no cinema, então? Vamos aguardar. Del Toro começa as gravações de Círculo de Fogo 2 em novembro.