Xbox   Playstation   Pc

Servidores de GTA e RDR Online serão desativados temporariamente na quinta (4)

Medida é feita em homenagem ao funeral de George Floyd e manifestações antirracistas nos EUA

Por Victor Ferreira 04.06.2020 14H23

A Rockstar Games anunciou que, como forma de apoio aos protestos antirracistas e contra a violência policial nos EUA, desativará os servidores de GTA Online e RDR Online temporariamente na tarde desta quinta-feira, 4 de junho.

"Vidas Negras Importam. Para honrar o legado de George Floyd hoje, 4/6/20, das [3:00-500 p.m. do Horário de Brasília] vamos desligar acesso aos nossos jogos online, Grand Theft Auto Online e Red Dead Redemption Online."

Na tarde desta quinta acontece o funeral e serviço em memória de George Floyd, um homem negro que foi morto em 25 de maio na cidade de Minneapolis após ter seu pescoço pressionado pelo joelho do policial Derek Chauvin por quase 9 minutos, enquanto três outros oficiais no local não interviram ou reagiram à ação do colega.

Floyd havia sido acusado de usar uma nota falsa de US$ 20 para comprar cigarros, e já havia sido algemado quando Chauvin o imobilizou com o joelho. O policial não parou mesmo com Floyd dizendo repetidamente que não podia respirar, ou quando as pessoas ao redor demonstravam preocupação com ele ao perder a consciência.

As imagens e filmagens da morte de Floyd viralizaram na internet, causando revolta e protestos em Minneapolis e, posteriormente, em várias outras cidades dos EUA e do mundo contra a brutalidade policial, que continuam até hoje.

Além da desativação temporária dos servidores, a Rockstar também incentivou seus jogadores a doar para caridades e movimentos dedicados a direitos civis nos EUA. A empresa não indicou se doou uma quantidade específica de dinheiro para estas organizações.