Tomb Raider: Conheça os primeiros detalhes do reinício da série

Jogo terá evolução física e emocional de Lara Croft

Por Érico Borgo 07.12.2010 13H06

A revista GameInformer de janeiro já está circulando e traz as prometidas novidades sobre Tomb Raider, o reinício da série. Ou melhor, reinício da marca, já que a Eidos e a Square Enix estão preocupadas não apenas em apresentar um game de origem para a personagem, mas todo um novo direcionamento à franquia.

Lara Croft

A nova Lara Croft

Na história, depois que uma tempestade afunda o navio em que ela viajava, a jovem e assustada Lara Croft é lançada na praia de uma ilha desconhecida. Sozinha, ela tem apenas um objetivo: sobreviver. Lara terá 21 anos na história e, como já adiantado por Darrell Gallagher, chefe da desenvolvedora Crystal Dynamics, será inexperiente e não terá incialmente as habilidades básicas da heroína.

O game pretende mostrar sua evolução física e emocional através de jogabilidade e trama. Conforme o jogo se desenrola, Lara terá acesso a novas armas e equipamentos que ampliam suas habilidades. Com isso, ela terá acesso a áreas antes inacessíveis devido às suas limitações originais. Totalmente paramentada e com mais experiência, porém, a personagem conseguirá locomover-se pela ilha inteira.

"A maior diferença entre este e os outros games é que antes havia uma ilusão de liberdade, devido às telas de carregamento, que faziam você aparecer em outro cenário. Aqui é tudo absolutamente real. Você pode literalmente ir a qualquer direção que quiser e criar seu próprio caminho até o fim, ao invés de ser guiado", garante Gallagher.

Atalhos, claro, estarão disponíveis na forma de acampamentos. Eles estarão ligados entre si para minimizar tempo de locomoção na ampla ilha, repleta de quebra-cabeças e desafios no cenário. Esses acampamentos também permitirão o acesso a novos equipamentos - que podem ser combinados para criar algo novo - e ao sistema de aprimoramentos da personagem. Ainda não há informações sobre armas, mas imagens mostram um arco, escopeta e pistola. Essas armas terão um sistema de mira completamente novo, livre, sem a mira travada no alvo dos jogos anteriores.

Mortes brutais - algo que existia nos primeiros jogos da série - serão parte do pacote, com a revista descrevendo um esfaqueamento e Lara sendo soterrada por rochas. A heroína também terá que encontrar comida e água para sobreviver. Outros personagens estarão espalhados por toda a ilha, incluindo sobreviventes do naufrágio e antagonistas.

A movimentação da heroína será obtida através de captura de performance de atrizes e atletas. Tais intérpretes de Lara Croft, porém, não serão mostrados como parte da divulgação do game, quebrando a tradição de mais de uma década da série de ter modelos oficiais para a personagem, como Alison Carrol, a última delas.

A data de lançamento e plataformas do novo Tomb Raider ainda não foram divulgadas. Novas informações devem surgir ainda hoje. Aguarde!