Tiroteio em Columbine é transformado em peça teatral

Tiroteio em Columbine é transformado em peça teatral

Por Ederli Fortunato 12.05.2006 00H00

O tiroteio promovido por dois estudantes na Columbine High School foi transformando numa peça teatral. Columbinus esá em cartaz desde 5 de maio no New York Theatre Workshop, teatro do circuito off Broadway.

A peça foi concebida por PJ Paparelli a partir de trechos de conversas com pais, líderes comunitários da cidade de Littleton e sobreviventes do tiroteio em que dois estudantes da Columbine High School, Eric Harris e Dylan Klebold, mataram doze alunos e um professor, além de ferir outros 24 estudantes no dia 20 de abril de 1999.

O massacre provocou debates sobre as leis de controle de posse de armas, a disponibilidade de armas nos Estados Unidos e, principalmente, na natureza das "panelinhas" existentes nas escolas do país e no bullying, o tratamento violento dado aos mais fracos num ambiente que deveria promover o aprendizado e a evolução. Além das armas e da escola, jogos, filmes, a música heavy metal e a cultura gótica também foram apontados como responsáveis pelos crescentes problemas com adolescentes. A investigação após o tiroteio, no entanto, revelou que Harris e Klebold divulgavam instruções para a fabricação de explosivos em seu site desde 1996. Em 1997, o xerife local foi avisado de que a dupla havia colocado ameaças de morte contra um colega, mais tarde substituídas por uma lista de alvos. Em janeiro de 1998 a dupla foi presa com computadores roubados. Para evitar um processo, Harris e Klebold concordaram em receber aconselhamento psicológico, prestaram serviço comunitário e fingiram arrependimento, algo de que Eric Harris se gabava constantemente. O tiroteio na escola seria uma vingança contra esse processo. Depois dos problemas com o site e o roubo, a dupla trocou o blog eletrônico por diários em papel, onde deixou prontos planos para um atentado que rivalizasse a explosão em Oklahoma, o seqüestro de um avião e a fuga para o México. O plano original era detonar bombas no refeitório e sair matando os alunos sobreviventes, partindo para os vizinhos da escola quando estes saíssem para ver o que estava acontecendo.

A peça estreou em 2005 no Round House Theatre, em Washington, após um workshop na North Carolina School of the Arts e uma leitura no Arena Stage, e já acumula quatro indicações ao prêmio Helen Hayes. Paparelli escreveu a peça com Stephen Karam e o The United States Theatre Project. O criador define Columbinus como uma "discussão teatral", explicando que sempre viu seu trabalho como uma resposta à grande pergunta que ainda permanece em Littleton: por quê?