Primeiro The Game Awards cumpre o que prometeu

Substituto do VGA celebra desenvolvedores, jogos e jogadores

Por Guilherme Jacobs 07.12.2014 09H24

Há diversas premiações de jogo do ano ao redor do planeta. Algumas usam votação popular, outras tem um júri composto por jornalistas ou desenvolvedores. Mas, para o bem ou para o mal, a mais conhecida era a Video Game Awards, do canal Spike TV. O evento era alvo de várias críticas por conta de sua natureza, voltada para a mídia tradicional e com a presença de celebridades que pouco se importavam com o meio. Pensando nisso, o produtor do VGA, Geoff Keighley, separou seu prêmio da Spike e criou o The Game Awards, financiado pelas três fabricantes de console e inúmeras publishers. O resultado foi um passo na direção certa.

A promessa deste novo programa era celebrar videogames como um todo: a indústria, a comunidade e as pessoas. E foi isso que aconteceu. Por exemplo, o evento começou (e terminou) com o lendário Kōji Kondō, compositor de Super Mario Bros. e The Legend of Zelda, tocando seus temas eternos. Por não ser um tipo de músico que faz shows ao vivo, a experiência foi completamente única e para alguns, já valeu o preço de entrada. Admito que foi difícil não se emocionar com a apresentação do tema de Zelda.

A atmosfera era totalmente hollywoodiana, com grandes telões, iluminação colorida e uma produção que rivaliza com eventos de gala mais tradicionais. Sempre havia algo acontecendo no palco. Entretanto, foi interessante notar que, ao contrário do que acontecia antes, não houve a presença em peso de pessoas pouco ligadas aos games. A banda Imagine Dragons e Kiefer Sutherland, o Jack Bauer, foram os únicos convidados "de fora", e ambos se mostraram fortemente ligados aos jogos que ali estavam.

Por outro lado, faces conhecidas para quem ama jogar estavam no palco a todo momento. Hideo Kojima, Tim Schafer, Reggie Fils-Aime e Robert Bowling foram alguns dos apresentadores. Mas também houve espaço para músicos independentes e até para youtubers - no caso, iJustine e Boogie2988, que apresentaram um prêmio dedicado a personalidades da internet na área de games.

Essa foi uma das categorias que ajudaram o The Game Awards a se destacar. Também foram premiados jogadores de eSports, jogos com temáticas importantes e diferentes. Ken e Roberta Williams, cofundadores da Sierra Entertainment, foram aplaudidos de pé ao receberam a homenagem “Ícone da Indústria”, para pessoas que fizeram a diferença no mundo dos games.

Resumindo, todo tipo de pessoa e todo tipo de jogo foram celebrados no The Game Awards. Indies como No Man’s Sky e Before subiram ao palco e tiveram tanto destaque quanto blockbusters como Metal Gear Solid V. O show ainda foi desnecessariamente longo, e alguns trailers mostraram apenas cenas calculadas de jogos, mas o passo dado foi na direção correta.

Videogames são um meio diverso, entre jogadores e desenvolvedores. É importante que um evento do porte do Game Awards entenda e celebre isso. E na noite da última sexta-feira (5), foi isso que aconteceu.