Ninety-Nine Nights é lançado nos EUA com censura alta

Ninety-Nine Nights é lançado nos EUA com censura alta

Por Marcelo Hessel 13.06.2006 00H00

Lançado para Xbox 360 há algum tempo no Japão, na China e na Coréia do Sul, o jogo de ação N3: Ninety-Nine Nights chega aos EUA em agosto já cercado de polêmica.

O Entertainment Software Ratings Board (ESRB), órgão que regula e classifica os videogames nos Estados Unidos, decidiu que a censura de N3: Ninety-Nine Nights será M (mature), para maiores de dezessete anos - o segundo selo mais rigoroso da escala.

Quem anuncia é a Microsoft, que lança o jogo nos EUA. Como o ESRB ainda não oficializou a nota, não se sabe ainda o motivo. Como sexo não é o forte do jogo de ação do designer japonês Tetsuya Mizuguchi, talvez seja por conta da violência em massa. Basta bater o olho no trailer, que mostra uma heroína soterrada num formigueiro de inimigos, derrubando dezenas deles com espadadas que pegam a tela toda, para entender o motivo.

No universo do jogo, misto de visual medieval com fantasia, a gema que equilibra a luz e as trevas é quebrada. Quem restaurá-la será considerado o novo senhor para a próxima Era. Até lá, 99 dias de trevas se aproximam antes que a luz retorne no centésimo. E os destinos de todos estão nas mãos de seis guerreiros - que o gamer controla alternadamente ao longo do jogo e que não necessariamente lutam pelo mesmo propósito.

O game foi desenvolvido pela coreana Phantagram, de títulos como Kingdom Under Fire. A nota espanta, também, porque Mizuguchi é um nome associado com jogos família como Space Channel 5, Meteos e Rez.