Michael Chabon estréia romance serializado em jornal

New York Times Magazine é leitura obrigatória aos domingos

Por Érico Assis 09.02.2007 00H00

Quem ainda não acompanha as Funny Pages da New York Times Magazine não sabe o que está perdendo. Com a seção, o jornal buscou ressuscitar o formato dos antigos cadernos culturais, com romances serializados por grandes autores, quadrinhos coloridos e ótimos textos.

Michael Chabon

Michael Chabon

O novo escritor convidado é Michael Chabon, autor dos ótimos As Aventuras de Kavalier & Clay - romance passado na origem da indústria dos quadrinhos norte-americana - e Garotos Incríveis - adaptado para o igualmente ótimo filme homônimo estrelado por Michael Douglas.

Chabon, grande fã de cultura pop, está escrevendo uma espécie de pulp novel em dezesseis capítulos, chamada Gentleman of the Road. O autor criou um reino mítico batizado de Arran, "nas montanhas do Cáucaso entre os mares Negro e Cáspio", segundo informações do jornal, onde escreve uma história de aventura passada em 950 d.C.

As Funny Pages já trouxeram romances serializados de outros grandes autores, como Elmore Leonard e Patricia Cornwell. Nos quadrinhos, a seleção é ainda melhor: atualmente a seção está publicando uma história do canadense Seth, e já teve Chris Ware e Gilbert Hernandez.

O melhor de tudo? Você pode ler as Funny Pages na Internet, todo domingo. Basta cadastrar-se no site do NYT.