Malhando ao som de Dance Dance Revolution

E quem foi que disse que videogame faz mal?

Por José Marque 02.02.2007 00H00

Os alunos gordinhos das escolas de West Virginia, Estados Unidos, que não gostam de esportes logo não terão mais do que reclamar: as escolas locais estão viabilizando o projeto de colocar máquinas do jogo da Konami, Dance Dance Revolution como medida de combate ao sedentarismo e obesidade.

Um estudo feito durante 24 semanas com 50 crianças obesas com idade entre 7 e 12 anos mostrou que aquelas que jogam pelo menos 30 minutos do jogo de dança durante 5 dias por semana são capazes de manter o peso e reduzir fatores de risco que causam doenças como diabetes e outros problemas no coração.

Para chegar a este resultado as cinqüenta crianças foram divididas em dois grupos: um deles não jogava o game por duas semanas, e depois passava a jogá-lo regularmente. Nas primeiras doze semanas, as crianças engordaram aproximadamente três quilos, com estabilidade do peso após começarem a jogar.

West Virginia é estado americano com maior problema de obesidade infantil e, embora o jogo não seja novo (tendo sido lançado em 1998) será um reforço moderno na rotina dos garotos e garotas com peso elevado.