Livro conta a história do Titanic alemão

Livro conta a história do Titanic alemão

Por Ederli Fortunato 15.02.2002 01H00
Continuando a tendência de abordar a Segunda Guerra Mundial sob novos pontos de vista, o autor alemão Guenter Grass publicou Im Krebsgang, livro no qual conta o ataque ao Wilhelm Gustloff, navio alemão afundado por um submarino russo em 30 de janeiro de 1945.

Lançado em 1937 como o maior navio de cruzeiro do mundo, propaganda que o coloca lado a lado com o famoso Titanic, o Wilhelm Gustlof foi batizado com o nome de um oficial nazista assassinado. Ao ser torpedeada, a embarcação carregava nove mil refugiados e soldados feridos que fugiam de Danzig (atual Gdansk, na Polônia). Cerca de oito mil pessoas morreram no mar gelado, cinco vezes mais do que no Titanic. Foi, portanto, o maior desastre marítimo de toda a história. A derrota da Alemanha, no entanto, fez com que o ataque a um navio humanitário fosse convenientemente posto de lado, sendo pouco conhecido até mesmo em seu próprio país.

O trabalho de Grass, ganhador do Prêmio Nobel, e ele próprio nascido em Danzig, abre espaço para que este e outros fatos em torno da fuga de milhões de alemães da Polônia, Rússia e Tcheco-Eslováquia sejam revelados e discutidos.