J. K. Rowling cria mini-prelúdio para Harry Potter

Mas já avisa que não está trabalhando em nenhum livro novo da série

Por Ederli Fortunato 29.05.2008 13H00

Um relato dos fatos ocorridos antes do início de Harry Potter e a Pedra Filososal irá a leilão em junho. O texto, de apenas 800 palavras, foi escrito por J. K. Rowling como contribuição para o programa What's Your Story?, organizado pela rede de livrarias Waterstones em benefício de duas entidades, a English PEN e a Dyslexia Action.

harry potter

Durante a década em que Harry Potter tornou-se um dos maiores fenômenos de vendas da indústria editorial, Rowling sempre afirmou que a série seria composta por sete livros e não havia planos para escrever mais nenhum volume. Para quem espera que a narrativa preparada para o leilão seja uma mudança de idéia, um aviso: a última frase é "From de prequel I am not working on - but that was fun!" (tirado do livro-prelúdio que eu não estou escrevendo - mas foi divertido).

Além de Rowling, o leilão reúne trabalhos de nomes como Margaret Atwood, Lauren Child, Neil Gaiman, Nick Hornby, Sebastian Faulks e Tom Stoppard. Atwood vai acompanhar o leilão ao vivo de Paris e escrever seu texto usando uma LongPen, instrumento que permite à autora autografar seus livros de forma remota comandando um braço mecânico. Hornby vai aproveitar a oportunidade para apresentar um novo superherói chamado Nightburner, enquanto Faulks contribuiu com um texto erótico.

Gerry Johnson, executivo da Waterstones, comemorou a contribuição de Rowling. Os textos da autora de Harry Potter costumam atrair lances respeitáveis, a ponto do especialista da Sotheby's, casa de leilão inglesa, dizer que não há como prever o andamento do leilão. O último trabalho de Rowling leiloado pela casa, uma das cópias de The Tales of Beedle the Bard, bateu o recorde de preço de um manuscrito literário moderno, arrecadando um 1,95 milhão de dólares.

O leilão What's Your Story acontece no próximo dia 10. Em agosto um livro reunindo as 13 histórias leiloadas será lançado com lucro também destinado à caridade.