Home chega ao PS3 em outubro

Ponto de encontro virtual da Sony será lançado via download ainda este ano.

Por José Marque 13.03.2007 00H00

Na convenção Game Developers Conference a Sony anunciou sua nova estratégia para popularizar os recursos online de seu console de nova geração, o PlayStation 3. Parte dela foi batizada de Home, um ambiente virtual com um engine semelhante ao de jogos como The Sims, e que será distribuído via download.

A nova plataforma - que lembra também o Second Life - parece ter sido aprovada pelos jogadores e pela crítica e deve estar disponível no mercado até outubro de 2007.

Uma versão para testes, a famosa "fase beta", será iniciada entre abril e agosto para 15 mil sortudos. Uma segunda fase dos testes ocorrerá entre agosto e outubro com 50 mil jogadores, para acertar os detalhes finais.

Entre os outros dados divulgados no documento estava a informação de que o download inicial de Home será inferior a 500 MB, com complementos e atualizações semanais baixados e integrados posteriormente ao código principal. E, para ampliar ainda mais o alcance de sua rede de relacionamentos virtual, a companhia não espera que Home seja exclusivo para PS3, mas tenha versões para o portátil PSP e até mesmo telefones celulares.

Os planos para Home são grandiosos e ousados, já que as possibilidades com o sistema são inúmeras. Eventos pagos, rastreamento de amigos, possibilidade de iniciar jogos online, venda de conteúdo e leilões são apenas alguns dos recursos previstos para a nova plataforma, que terá uma capacidade incrível de marketing  online assim que começar a ser popularizada e expandida.

Com anúncios, a Sony espera disponibilizar uma versão básica do serviço gratuitamente, porém não quer que estes "matem" a funcionalidade do novo mundo virtual e façam com que seus usuários nunca mais voltem.

Para entender um pouco melhor o que é o Home, confira este vídeo:

Fique atento para o começo das inscrições para o beta teste