Hideo Kojima revela frustração com o fim de Silent Hills: "é como ser proibido de escalar o Everest"

E Guillermo del Toro diz que "faria qualquer projeto" com o criador de Metal Gear

Por Bruno Silva 18.02.2016 22H14

Hideo Kojima deu uma palestra ao lado de Guillermo del Toro no encontro de desenvolvedores DICE Summit nesta quinta (18) e, antes disso, revelou publicamente sua frustração com o destino de Silent Hills.

Kojima, que supostamente estaria proibido por contrato de falar sobre os pormenores de sua saída da Konami no ano passado, falou sobre a empolgação dos fãs com a demo jogável P.T. e o cancelamento de Silent Hills com uma metáfora. "Imagine que você quer escalar o Everest, mas começa escalando o Monte Fuji primeiro. Tudo dá certo, você se sente bem. Aí você se prepara para escalar o Everest e não te deixam. Isso não é bom", afirmou o diretor em entrevista ao Polygon.

Após o cancelamento de Silent Hills e o desentendimento público entre Kojima e a empresa onde trabalhou por quase três décadas, o criador de Metal Gear disse que ficou "deprimido", especialmente por não poder realizar o projeto ao lado de del Toro e de Norman Reedus, que protagonizaria o jogo. "Eles realmente me apoiaram em uma das épocas mais difíceis. Gostaria de fazer algo com eles antes de morrer", conta.

Já durante a palestra, del Toro declarou mais uma vez que a vontade é recíproca. "Eu já falei que não quero mais me envolver com desenvolvimento de games (saiba mais), exceto se for com esse cara aqui (aponta para Kojima). Eu faço o que ele quiser", disse o diretor de Círculo de Fogo.

Já ao GameSpot, Kojima rebateu as reclamações de que seus jogos seriam muito caros e demorariam para ficar prontos - um dos argumentos que supostamente teriam levado a Konami a cortar relações com o diretor. "Isso é um conceito errado. Meu último projeto (Metal Gear Solid V: The Phantom Pain) atrasou cinco meses, mas eu sempre dei minha palavra sobre prazos e orçamento. Por exemplo, eu sempre levo de três a quatro anos para fazer um jogo, mas esse é o plano desde o começo."

Kojima também falou que, em seu novo game em parceria com a Sony, ele planeja fazer algo com potencial para se tornar uma franquia. "Quero que isso tenha impacto grande o bastante para que sejam criados animes e mangás do seu universo, algo que seja rico o bastante para ser expandido", descreveu.

Silent Hills  seria um novo jogo da série Silent Hill codirigido por Hideo Kojima e Guillermo del Toro, e estrelado por Reedus. O jogo foi cancelado oficialmente em abril, depois de Del Toro afirmar que ele não seria desenvolvido. O cancelamento do título é mais um capítulo na conturbada saída de Kojima da Konami, a empresa na qual ele trabalhou por cerca de 30 de anos de carreira - clique aqui para saber tudo sobre o caso.

Leia mais sobre Hideo Kojima
Leia mais sobre Guillermo del Toro