Grupo tenta colocar os videogames nas Olimpíadas de Pequim

Grupo tenta colocar os videogames nas Olimpíadas de Pequim

Por Érico Borgo 01.06.2006 00H00

Ted Owen, fundador da Global Gaming League, disse à CNN que está conversando com o governo chinês para colocar os videogames nas Olimpíadas de Pequim, em 2008.

Os jogos eletrônicos competitivos entrariam como esporte de demonstração e tentariam uma posterior efetivação. Owen defende a inclusão dos games nas Olimpíadas como forma de renovar o público do evento, que não cresceu nas últimas edições. "Você precisa trazer público jovem se quiser continuar fazendo dinheiro", explicou à emissora. "Para conseguir isso, você tem que aceitar os esportes não tradicionais e os videogames merecem ser vistos dessa maneira", completou.

Vale lembrar que modalidades celebradas e populares hoje já passaram por esse "estágio" de demonstração em algum momento da história dos jogos. O tênis, por exemplo, entrou para as Olimpíadas só em 1988.

Outras ligas competitivas de videogames em atividade são a Major League Gaming, a World Cyber Games e a Cyberathlete Professional League. A popularidade de todas só cresce anualmente, enquanto os torneios ficam cada vez maiores e mais elaborados, com emissoras de TV como a USA Network comprando os direitos de exibição de eventos do gênero.

A briga com o Comitê Olímpico Internacional, porém, será feia. São eles que devem ser convencidos para que os games entrem para o grupo de nobres esportes olímpicos.