Daikatana, o fiasco mais aguardado da história dos games.

Daikatana, o fiasco mais aguardado da história dos games.

Por Érico Borgo 05.07.2000 00H00
Foram mais de 3 anos aguardando o tão anunciado DAIKATANA de John Romero (o criador de Doom e Quake) pela Ion Storm, empresa que fundou ao deixar a Id Software... mais de 3 anos de anúncios da tecnologia revolucionária... inteligência artificial (IA) como nunca se viu... incrível jogabilidade... novo engine de jogos... história inovadora.... enfim, uma avalanche de promessas que resultaram apenas numa grande decepção por parte de toda a comunidade gamer do mundo.De início o novo engine não foi desenvolvido, por atrasos no projeto, foi utilizado então o engine da concorrência - o de Quake II da Id - fato que já desagradou os fãs de Romero que esperavam algo inovador.Além disso, os bots, personagens que auxiliam o jogador cobrindo sua retaguarda, tem IA tão pobre que sempre acabam presos em portas ou em outras salas.... tornando seu uso insuportável. A inteligência dos oponentes também é tão fantástica quanto a de um pit-bull... atacam até a morte despreocupadamente não importando suas condições físicas ou estratégias.As armas do jogo estão mal concebidas, tendo forças desbalanceadas (um soco vale mais a pena que uma rajada de plasma) e os gráficos sem novidades pra quem já se acostumou com Unreal, Quake III ou o excelente Half Life e seus mods (Counter Strike, por exemplo). Quanto à história.... bem.... o que a equipe (o) pode observar é que tão original quanto qualquer outra da concorrência. Enfim, se você quiser conferir e fazer o download de DAIKATANA (mais de 100mb) vá ao site oficial do produto em www.daikatana.com e tire suas próprias conclusões.