Criador da Mary Jane Lavadeira se explica na Internet

Adam Hughes diz que ela não estava lavando roupa, e sim num "momento bonitinho"

Por Érico Assis 29.05.2007 00H00

Uma estatueta representando Mary Jane Watson, a esposa do Homem-Aranha, causa furor na Internet há algumas semanas, desde que fãs femininas atacaram a imagem por seu dito machismo e anacronismo - MJ vestida escandalosamente lavando a roupa do maridão. O bafafá alcançou o noticiário não especializado em quadrinhos, de jornais impressos à TV, nos EUA.

Faltava um comentário do designer da estatueta, Adam Hughes. O desenhista, conhecido pelas suas capas de Mulher-Maravilha e outros trabalho com moças voluptuosas, defendeu a peça em uma entrevista ao site Newsarama.

Hughes diz que, primeiro, Mary Jane não está lavando roupa; que, segundo, o desenho é uma homenagem às estátuas de pin-up girls da década de 50, por isso sua visão "sexualizada"; e que, terceiro, esta é a Mary Jane icônica antes do casamento, quando era tratada mais como uma carinha bonitinha do que a mulher forte que é hoje.

Confira os principais comentários do desenhista e designer:

- "Minha idéia era bem simples. Eu pensei na Mary Jane clássica, da época em que ela e Peter eram namorada e namorado, e ela acaba de descobrir o uniforme dele no balde de roupa suja. É aquele segredinho que o casal mantém entre si e é descoberto. Pra mim, tinha a piada deste ser o momento em que Mary Jane descobria que seu namorado é o Homem-Aranha. Ela não está lavando roupa, porque não conheço ninguém que lave roupa num balde sobre a mesa. Mesmo se você não tiver uma máquina de lavar, você lava a roupa na pia. A estatueta é de MJ vendo algo no balde, tirando de lá e perguntando 'O que é isso?', com um olhar pra Peter."

- "Sim, ela está curvada. As garotas pin-up são assim. Mas se a gente pensar que curvar-se é um sinal de promiscuidade, toda mulher que se curva para pegar algo deveria ser castigada, e qualquer mulher que toma sorvete ou come uma banana em público deveria levar um soco na mão porque é muito sugestivo e pode machucar quem ver aquilo."

- "Sim, ela é gostosa; sim, ela está vestida como uma garota sexy... Mas olha o histórico dela - é assim que ela foi representada por anos, mesmo quando não estava fazendo trabalho caseiro. Mary Jane é um pouco 'ordinária'. Ela já foi modelo e dançarina, atriz e modelo... Então dei a ela um momento bonitinho e sexy."

Apesar da defesa, Hughes diz que ele e a fabricante da estatueta, a Sideshow Collectibles, revisaram os designs para futuras peças, buscando detalhes que possam ser vistos como misóginos ou machistas. Reveja abaixo a estatueta e tire suas próprias conclusões (a nossa é uma só: o mundo está cada dia mais chato).