Autora de fanfiction de Harry Potter tem seu primeiro livro publicado

Autora de fanfiction de Harry Potter tem seu primeiro livro publicado

Por Ederli Fortunato 15.01.2007 00H00

Uma escritora chilena que estreou na internet escrevendo sua versão das aventuras de Harry Potter acaba de lançar seu primeiro livro.

La Septima M (O Sétimo M) foi escrito por Francisca Solar, uma estudante de jornalismo de 23 anos. O livro - que segue uma série de suicídios misteriosos de jovens na cidade fictícia de Puerto Fake - foi lançado na Feira de Livros de Frankfurt pela editora Random House.

A moça fez sucesso na rede com Harry Potter e o Declínio dos Altos Elfos, uma versão de fã para o sexto volume da série criada por Joanne Rowling. Solar decidiu escrever sua versão depois de ficar desapontada com o quinto livro, Harry Potter e a Ordem da Fênix, que gerou controvérsia por mostrar o herói em uma séria crise emocional e dado a explosões de temperamento. A seqüência escrita por Francisca Solar atraiu 80 mil leitores e elogios de vários pontos do mundo.

Sem modéstia, a chilena disse em uma entrevista à BBC que sua versão do sexto volume é mais rica que Harry Potter e o Enigma do Príncipe. Em sua opinião, isso acontece porque sua história dá ao leitor acesso aos sentimentos e pensamentos de todos os personagens, enquanto Joanne Rowling mostra apenas o que se passa na mente de Harry. A estudante, que assinou contrato com a Random House para escrever três livros, disse ter recebido mensagens que diziam que sua história era melhor que o sexto livro oficial.

A Random House, no entanto, garante que procura algo novo com a trilogia iniciada por La Septima M - e não outra Joanne Rowling. Não é segredo, no entanto, que o mercado editorial busca ansiosamente por outro autor capaz de gerar novos leitores com a mesma capacidade de Rowling, e também capaz de criar um universo que atraia leitores de diversas faixas etárias.

As histórias criadas por fãs, ou fanfics, já eram escritas nos anos 1920 e 1930, quando leitores de Jane Austen (Orgulho e Preconceito) publicavam histórias baseadas nos personagens da autora. O fenômeno ganhou força com Jornada nas Estrelas, nos anos 60, e acelerou com o nascimento da internet. Praticamente todos os seriados de TV em exibição ou cancelados possuem histórias escritas por fãs espalhadas pela rede.

Para outros fãs de Harry Potter a chance pode vir do agente que descobriu Joanne Rowling. A Christopher Little Literary Agency criou um prêmio anual destinado a estudantes do último ano de literatura. O trabalho vencedor receberá 1.500 libras (cerca de 6 mil reais) e um contrato de representação.

Assim como a Random House, a Christopher Little também avisa que não procura um clone de Joanne Rowling. Basta ter o mesmo sucesso...