7 motivos por que Persona 5 é um RPG obrigatório

O aguardado jogo da Atlus finalmente está entre nós, e ele é tudo que esperávamos

Por Guilherme Jacobs 05.04.2017 15H29

Depois de diversos atrasos, Persona 5 está finalmente entre nós. Lançado na última terça-feira (4) para PS3 e PS4, o JRPG da Atlus é gigantesco. Depois de quase 40 horas com o jogo, o final ainda não está nem um pouco perto, mas já há muito para apreciar.

É um jogo de ladrões

Normalmente, jogos te colocam no papel de alguém que é claramente um herói. Persona 5 sai disso e traz um grupo de ladrões como protagonistas. Isso beneficia tanto a história - já que muitas decisões são complexas e as ações dos personagens podem ser questionáveis - e no gameplay, já que é preciso invadir áreas fechadas sem ser visto, roubas itens importantes e coisas do tipo.

As dungeons são muito divertidas

As dungeons de Persona normalmente são apenas corredores e escadas, mas Persona 5 felizmente melhora infinitamente esse quesito. Cada chefão tem seu próprio "palácio", e eles tomam diversas formas - museus, castelos, bancos - junto com mecânicas únicas para cada um. Os desafio para os ladrões são ótimos.

O sistema de batalha

Ao saber que Persona 5 tem um sistema de combate por turno, algumas pessoas podem ficar desapontadas. Mas as batalhas de Persona 5 são como uma dança, se você encontrar o ritmo, vai se divertir, destruir seus inimigos e acabar lutas rapidamente. É tudo uma questão de combinar elementos, ataques e fraquezas, e quando você acerta, não há sentimento melhor.

Tóquio

Depois da cidade pequena de Persona 4, entrar em Tóquio pode ser um pouco assustador. Há muito mais opções de lazer, lugares para visitar e coisas para se fazer no seu dia-a-dia. Rapidamente, você se acostumará com o flow da cidade grande e perceberá que sempre há algo legal pra fazer.

Amigos

Nenhuma franquia de games captura tão bem o sentimento de ter amigos como Persona, Persona 5 mantém isso verdade. Durante o jogo, você forma laços com diversas pessoas e tem a oportunidade de passar tempo com eles brincando, jogando, visitando algum lugar ou quem sabe flertando. Como tudo está conectado, isso também abre opções no combate e em outros aspectos do gameplay.

É diferente de todo JRPG

A grande maioria dos JRPGs se passam num ambiente medieval, steampunk ou fantástico. Persona 5 mais uma vez vai contra isso se passando nos tempos atuais. Por conta disso, problemas e conceitos modernos aparecem em todo lugar. A atmosfera e a história, então, seguem caminhos inesperados e refrescantes por conta da suas boas diferenças.

É perfeito para novatos

Se você nunca jogou um Persona, agora é a hora para começar. Persona 5 mais uma vez tem uma história independente dos outros games e é perfeito para novatos que querem conhecer a série. Claro que os veteranos vão perceber easter eggs e referências que imediatamente trarão um sorriso ao rosto, mas se esse é seu primeiro Persona não se preocupe.

De suas mecânicas única à história recheada de personagens memoráveis, Persona 5 é mais uma adição à excelente coleção de jogos japoneses que saíram no primeiro semestre de 2017. Enquanto nossa crítica não é publicada, juntamos sete razões por que ele é um RPG obrigatório.

Persona 5 segue um grupo de adolescentes em Tokyo que deve evitar desastres "roubando" os corações de pessoas antes que elas se percam para uma força maligna que ameaça a humanidade. Ao mesmo tempo, os jovens utilizam esse poder para seu próprio interesse, fazendo com que um professor perca o "desejo" de expulsá-los da escola, por exemplo.

O jogo está disponível para PlayStation 3 e PlayStation 4.