Microsoft esteve perto de comprar a Square em 1999, relata livro

Negociação quase foi fechada até o CEO da Squaresoft pedir muito mais pela empresa

Por Maximilian Rox 05.02.2018 21H35

Mais uma história curiosa foi revelada recentemente dentro do mercado de videogames. Publicado no final de 2017 pelo norte-americano Rusel Demaria, o livro Game of X conta com duas edições que relembram a história da criação do Xbox e várias histórias interessantes da época. O usuário Dancrane212 no fórum ResetEra, no entanto, conta que a publicação também registrou um momento único na história dos jogos eletrônicos: a tentativa de compra da Squaresoft pela Microsoft.

O livro conta que, em 1999, as duas empresas estavam negociando a compra do estúdio por conta do grande interesse da Microsoft na franquia Final Fantasy. Mas, como conta o gerente de negócios Bob McBreen, na reunião final em que tudo seria acertado o CEO e o banqueiro da Square levantaram e pediram mais dinheiro pela negociação.

O banqueiro da Square comentou que o valor da empresa estava errado. "Eles queriam algo em torno de US$ 1,5 bilhão por metade da companhia", relembrou o vice-presidente da Microsoft na época, Rick Thompson. O valor era muito maior do que a empresa estava disponível a pagar e, por conta disso, o acordo não foi fechado.

Por conta disso, boa parte dos títulos da Squaresoft — e futuramente Square Enix — se mantiveram exclusivos aos consoles da Sony. Mas fica a grande pergunta: o que teria acontecido se a compra tivesse sido concluída?