Nintendo   Xbox   Playstation   Pc

Jogamos: Modo Volta traz FIFA 20 de volta à disputa por jogo de futebol do ano

Sucessor espiritual do FIFA Street traz jogabilidade ágil, modo história e dá novo respiro para a série da EA

Por Rafael Romer 22.08.2019 09H23

É um mistério para mim o que levou a Electronic Arts a não fazer do modo Volta de FIFA 20 a peça central de divulgação do mais novo jogo da sua série de futebol. Considerado uma espécie de sucessor espiritual do FIFA Street, o modo de jogo até chegou a ser anunciado junto ao novo título da franquia mas, definitivamente, não ganhou a atenção merecida, com detalhes que só foram apresentados recentemente - e bem próximos do lançamento oficial do jogo.

"Mistério" porque, após as primeiras impressões mornas ao experimentar a demo de FIFA 20 durante a E3 2019, foi justamente o modo Volta o responsável pela redenção do jogo na Gamescom 2019, quando finalmente pudemos colocar as mãos no jogo durante uma sessão de cerca de uma hora.

Durante nosso tempo com o jogo, demos prioridade ao modo história do Volta, que dá sequência ao formato inaugurado pela EA no modo Jornada, encerrado oficialmente em FIFA 19. Diferente da narrativa de Alex Hunter, no entanto, o modo Volta não exige que o jogador utilize um protagonista pré-definido, permitindo a criação de um personagem customizado, que pode ser homem ou mulher e ter todos os aspectos físicos escolhidos pelo jogador.

Uma vez criado, o personagem se junta a um time de futebol de rua apelidado de J10 e é treinado pela fundador da equipe, Jayzinho, que almeja a conquista do título mundial da modalidade de rua, que será disputado em Buenos Aires, na Argentina.

A narrativa segue o padrão já conhecido da Jornada, com sequências animadas intercaladas com partidas e treinos da equipe - e que, é claro, contam com conflitos internos que atrapalham a meta de ganhar o mundial. Os personagens são rasos e representam alguns estereótipos bem clássicos (como o jogador que se preocupa a com sua própria carreira), mas são momentos que divertem entre uma partida e outra.

A verdadeira diversão, no entanto, acontece dentro das quadras do Volta, que conta com partidas rápidas e uma lógica bastante diferente do futebol tradicional de campo. O modo privilegia passes rápidos, dribles - incluindo novos movimentos do modo Volta - e finalizações ágeis, esbanjando charme em novas jogadas e "gracinhas" com a bola que deixam a jogadas mais bonitas em jogo.

Por conta dessa jogabilidade rápida, o modo Volta exige do jogador atenção redobrada ao posicionamento dos jogadores - em especial no modo 3x3 rush, que coloca dois trios em um embate sem goleiro - e também um pouco de improvisação nas estratégias. Pessoalmente, minha favorita é tabelar com a parede para escapar da marcação adversárias - já que o modo Volta permite quadras com paredes nas laterais que impedem a saída de bola.

O modo Volta é um respiro de alívio em um FIFA 20 que parecia chegar à disputa em desvantagem contra o rival PES 2020 neste ano. Recheado de times brasileiros e suportando até a Série B, o jogo da Konami prometia bem mais conteúdo para o fã brasileiro de futebol.

Com o Volta na manga, incluindo não só um modo história, mas disputas online (Volta League) e partidas entre grandes times do mundo todo (Volta Tour), a EA mostra que ainda tem fôlego para disputa de jogadores que procuram algo diferente no futebol virtual.

FIFA 20 chega em 27 de setembro para o PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC.