Playstation   Pc   Xbox   Nintendo

Jogadores de FIFA 18 estão usando atletas "ruins" para ficar no topo do Ultimate Team

Pode isso, Arnaldo?

Por Bruno Silva 10.11.2017 13H44

Pode parecer bizarro, mas está acontecendo: os melhores jogadores do Ultimate Team, principal modo de FIFA 18, estão utilizando atletas "ruins" - aqueles com ratings mais baixos - para obter mais vantagens.

O modo Ultimate Team, ou FUT, consiste em montar um esquadrão com os melhores atletas disponíveis no jogo, e respeita leis de mercado, com cada jogador de futebol uma certa quantia de dinheiro.

Entretanto, a dinâmica deste modo foi alterado com a introdução dos "Squad Battles", no qual você pode jogar, em um número limitado por semana, partidas contra a inteligência artificial. O modo conta até com ranking próprio.

Cada partida dá recompensa em moedas, e essa quantia aumenta caso você jogue contra um oponente nas dificuldades mais altas. Jogando no hard, você também ganha mais pontos e fica numa posição melhor do ranking, o que garante prêmios melhores, e por aí vai. Como nota o Eurogamer, os jogadores do topo do ranking são aqueles que extraem o máximo do que podem jogar.

É aí que entram os atletas ruins. Enfrentando o computador na dificuldade máxima com jogadores de futebol de ranking bronze, quem usa essa tática avança em direção ao gol adversário protegendo a bola, há uma maior possibilidade de que o oponente cometa uma falta - e podem até fazer jogadores serem expulsos no processo. Não há uma explicação concreta para isso, mas pode ter a ver com o comportamento agressivo da inteligência artificial nas dificuldades mais altas.

A tática foi descoberta pelo youtube brasileiro HugeGorilaa e, desde então, tem acendido um debate na comunidade do jogo: a estratégia é legítima?

Muitos jogadores argumentam que esse tipo de tática pode se encaixar como "exploit", que é quando você se aproveita de uma falha de programação para obter vantagens. E, de acordo com os termos de serviço de FIFA 18 estabelecidos pela EA, utilizar exploits podem fazer com que você seja banido.

Por enquanto, a EA não se pronunciou sobre o assunto. E você, acha que essa tática é válida ou não?

FIFA 18 está disponível para PlayStation 4Xbox OnePCNintendo SwitchPlayStation 3Xbox 360. Leia o nosso review.