Xisde segue os passos de grandes equipes ao lançar fan token; entenda o que é

É a primeira organização de esports brasileira que investe em criptoativos; fan tokens aproximam torcedores e auxiliam nas finanças das equipes

Por Gabriel Reis 04.10.2021 15H01

A Xisde foi a primeira organização brasileira de esportes eletrônicos a lançar um fan token, um criptoativo que pode ser trocado por produtos ou serviços da Xisde e seus parceiros. 

O lançamento da Xisde Fan Token aconteceu no dia 22 de setembro, na ApolloEx, plataforma especializada em emissão e venda de moedas digitais. A primeira venda, privada à investidores, teve um milhão de tokens esgotados em uma hora.

O fan token é um criptoativo do tipo “utility token”. Quando adquirido, o objetivo principal não é o investimento financeiro, mas o acesso a um produto ou serviço. 

O ativo opera dentro de uma rede blockchain, como a maioria das criptomoedas, e tem sido cada vez mais explorado no mercado esportivo, principalmente no futebol.

O fan token é bem parecido com o programa sócio torcedor, uma vez que ele aproxima ainda mais os torcedores do seu time do coração, oferecendo - na maioria das vezes - uma série de benefícios, indo desde produtos exclusivos até participação em reuniões e direito de voto em decisões internas do clube. Em linhas gerais, a moeda aumenta a interação do torcedor com o público e consequentemente contribui para o financeiro da equipe.

Em uma visão geral, o fan token é visto como uma evolução das carteirinhas de sócio-torcedores. Hoje, por meio da tecnologia Blockchain, nós conseguimos conectar pessoas ao redor do mundo com seus ídolos, aprimorando a experiência delas e aproximando os fãs daquilo que eles tanto amam. Atualmente, grandes clubes de futebol e até equipes de F1 estão emitindo seus tokens, mas chegou a vez do mercado de esports mostrar sua força e conectar ainda mais sua torcida”, explicou Anderson Souza, CEO e fundador da ApolloEx.

Foto: Divulgação/Xisde

PSG, Milan, Manchester City, Juventus, Barcelona, entre outros gigantes do futebol investem na modalidade, que também foi abraçada por Corinthians e Atlético-MG.

O impacto dos fan tokens no futebol é notável em diversos níveis. O $GALO, fan token do Atlético, foi lançado há pouco menos de dois meses, custando US$ 2, cerca de R$ 10. Foram vendidas mais de 800 mil moedas (600 mil em apenas oito minutos), o que gerou uma receita de cerca de R$ 9 milhões - 50% do valor é destinado ao clube, o que significa que o Atlético-MG recebeu R$ 4,5 milhões.

Recentemente, o PSG revelou que fez uso de criptomoedas do clube - $PSG fan token - para pagar uma parte do contrato milionário do argentino Lionel Messi. 

O criptoativo também tem se popularizado nos esports. Team Vitality, Natus Vincere, OG, Alliance e Team Heretics são algumas organizações europeias que possuem seus próprios fan tokens. O investimento nos esportes eletrônicos ainda não está no mesmo nível em comparação ao que existe nos esportes tradicionais, mas o potencial é enorme, uma vez que o mercado de criptomoedas está cada vez mais popular, bem como as organizações.

Entusiastas e torcedores interessados em adquirir a Xisde Fan Token podem esperar até o dia 18 de outubro. A partir desta data, o público terá acesso ao marketplace exclusivo para adquirir os criptoativos e visualizar todos os benefícios oferecidos.

"Esse é só o nosso primeiro passo dentro do mundo de criptoativos, venho me familiarizando muito com esse mercado nos últimos meses e é uma onda que veio pra ficar. Com a ‘Xisde Fan Token’, nosso público terá acesso a diversos benefícios, como produtos exclusivos, descontos, câmeras exclusivas durante jogos e gravações, recompensas e muito mais", comentou Tom Toledo, um dos fundadores da Xisde.