Streamer de Petrópolis lamenta tragédias e pede ajuda para cidade

Diversas pessoas ficaram desabrigadas e desamparadas, fora as mais de 150 mortes e desaparecimentos

Por Jairo Junior 20.02.2022 14H02

O cenário de jogos e esportes eletrônicos continua atuando forte para minimizar os estragos feitos pelas fortes chuvas em Petrópolis, Rio de Janeiro. Inclusive, uma das frentes desta batalha vem diretamente da cidade, liderada por Fusrobya, streamer que mora por lá. Ao The Enemy, ela contou como foi a visão e o sentimento de quem viu todos desastres de perto e como as pessoas podem seguir ajudando a causa.

Fusrobya começou com as lives em novembro de 2020 e hoje em dia tem a prática tida como um trabalho e a concilia com o curso de engenharia. Ela costuma variar nos games que transmite, mas atualmente foca mais em Souls Like e RPG. A criadora de conteúdo lembra com pesar que, por acaso, ficou em casa no dia das chuvas, mas amigos e até familiares não tiveram a mesma sorte.

"Naquele dia fiquei sabendo que pessoas muito queridas por mim estavam presas no centro da cidade, pois estava muito caótico. Fiquei sem contato com meu irmão e meu namorado por mais de oito horas pois estávamos sem luz, internet e sinal de celular. Tudo isso foi extremamente desesperador para todos nós. Meu irmão, por exemplo, ficou ilhado pois caiu uma barreira na frente dele e até coisas aqui em frente em casa também desabaram. Inclusive, um vizinho perdeu até o carro, que foi soterrado", relatou a streamer.

Mesmo dias após o acontecido, chuvas ainda assolam a cidade e corpos continuam aparecendo. Fusrobya descreve o sentimento de estar vendo e vivendo tudo isso como um verdadeiro filme de terror:

"Eu amo minha cidade, sou apaixonada por Petrópolis e acho ela perfeita para que as pessoas visitem. Por isso, ver este lugar lindo parecendo um cenário de guerra, é realmente muito triste. Fora que aqui é uma cidade pequena e todo mundo acaba se conhecendo, então ver pessoas, mesmos que 'apenas conhecidas', perdendo tudo é muito, dolorido. Se cada um de nós pudermos doar um pouco do nosso tempo em prol dessa causa, podemos levar essa situação extremamente delicada de uma forma menos agressiva e amenizar os estragos por aqui."

Falando em ajudar, a própria streamer fez lives para arrecadar fundos aos afetados pelas chuvas e juntou um total de R$ 8,2 mil, em apenas seis horas. No Twitter, ela mostra que continua recebendo doações fora de live e segue prestando contas de tudo que recebe e agradecendo a quem está dando este suporte. Para quem puder contribuir, Fusrobya está recebendo as doações em seu pix (fusrobyastreamer@gmail.com), além de indicar também a ONG SOS Serra.

"Creio que os momentos críticos fazem as pessoas acordarem e se unirem mais", opinou Fusrobya. "Neste caso de Petrópolis, mesmo eu não sendo uma streamer grande, resolvi usar a visibilidade que tenho para fazer a minha parte. Graças a Deus a comunidade abraçou a causa com todas as forças e ajudaram muito. É bem satisfatório você saber que tem tantas pessoas boas por aí, sempre prontas para ajudar. Tive a certeza, mais uma vez, que a minha comunidade é solidária, pois em outro momento já fiz uma live beneficente no meu canal e também deu certo", completou.

Segundo a influenciadora, a solidariedade é uma característica inerente ao cenário de games e esports, até mesmo pelas referências que tem: "O cenário realmente está sempre abraçando esses tipos de causas. Os maiores nomes, como Gaules, Casimiro e Alanzonka, sempre dão bons exemplos em relação a isso e as pessoas se inspiram neles. Esse sentimento também passa por streamers intermediários e pequenos, não é nada difícil você achar profissionais de diversos tamanhos apoiando causas, o que é muito interessante".

Além de Fusrobya, outras personalidades da cena como Casimiro e Zigueira também estão ajudando na causa de Petrópolis. Algumas organizações, como a Imperial, estão fazendo o mesmo.