Free Fire: Garena interfere em regras de campeonatos de emuladores; entenda

Em comunicado oficial, desenvolvedora diz que novo regulamento começa a funcionar a partir do dia 18 de agosto, mas não confirmou a veracidade das regras que vieram a público na terça-feira (17)

Por Gabriel Reis 18.08.2021 13H10

O cenário de Free Fire parou na última terça-feira (17). De acordo com vazamentos, a Garena, desenvolvedora do battle royale, resolveu interferir de vez no cenário emulador e montou uma série de regras que devem ser cumpridas pelas equipes e entidades que organizam campeonatos não oficiais com transmissão na BOOYAH!, plataforma de streaming da desenvolvedora.

Entre as supostas regras, que a primeiro momento foram divulgadas pelo site especializado Free Fire Mania, a que mais chama atenção é a que obriga os times emuladores a ter pelo menos dois jogadores mobile em sua escalação. 

“9. Para cada time participante no Campeonato deve existir, a todo momento, no mínimo, 2 jogadores mobile atuando na partida vigente.”

Além disso, as organizadoras estão proibidas de restringir o uso de personagens, armas e demais itens in-game sem aviso prévio. Nos campeonatos de emuladores, a proibição do que é considerado desbalanceado é normal para manter o nível de competitividade das partidas, uma vez que os atletas já estão atuando usando teclado e mouse, o que querendo ou não, facilita a jogatina. 

Segundo os vazamentos, regras vigentes no regulamento dos campeonatos oficiais da Garena, no que se diz respeito à conspiração, apostas, compartilhamento de conta, abuso de bug, ofensas, discriminação e mais também passam a ser impostas obrigatoriamente em campeonatos da NFA, LBR, Talents, GSC e demais organizadoras que transmitem seus torneios na BOOYAH!.

Vale ressaltar que, somente os campeonatos transmitidos na BOOYAH! possuem sala áerea, uma funcionalidade que, resumidamente, otimiza a qualidade das transmissões. Atualmente, a CPN (Copa Nobru) é a única competição de alto nível que não possui sala área, uma vez que é transmitida no canal do Nobru na Twitch.

Caso os vazamentos sejam confirmados, é a primeira vez que a Garena interfere a fundo no cenário emulador. No entanto, não é a primeira vez que regras são impostas aos times, jogadores e organizadores de campeonatos.

Atualmente, as equipes não podem usar o mesmo nome que usam na LBFF em campeonatos não oficiais e os jogadores que disputam os torneios organizados pela Garena não podem disputar de maneira alguma campeonatos que não sejam da desenvolvedora. Além disso, as competições não oficiais não podem acontecer em paralelo com as oficiais, e devem sempre ser pausadas duas semanas antes da grande final de um torneio oficial da Garena.

Em resposta ao The Enemy, a Garena confirmou o novo regulamento, que começa a funcionar a partir de hoje, 18 de agosto. Entretanto, a desenvolvedora não deixou claro se as regras que vieram a público e foram questionadas pela comunidade são oficiais, mas confirmou que, para ter acesso a sala áerea (Client Spec), os campeonatos precisarão seguir o novo regulamento.

Confira o comunicado oficial:

Visando melhorar a qualidade dos campeonatos e torneios não oficiais de Free Fire, a partir de 18 de agosto, será necessário seguir um novo regulamento para a liberação e uso do Client Spec. As novas regras incluem direcionamentos que garantem unidade entre as competições e promovem um ambiente digital mais seguro a todos os participantes, equipes e fãs.

Comunidade se revolta e levanta hashtag

Durante a noite, quando a comunidade tomou conhecimento das regras impostas pela desenvolvedora, uma hashtag ganhou força no Twitter. O protesto contra a Garena chegou aos trending topics e foi citado mais de 30 mil vezes. Durante a manhã, o assunto esteve entre os cinco mais comentados do Brasil.