Fortnite: Brasil supera expectativas e sai fortalecido de LAN internacional

Com somente três duplas, região brasileira conquista bons resultados em torneio disputado presencialmente na Arábia Saudita

Por Bruno Povoleri 02.08.2022 14H30

O Brasil voltou da Arábia Saudita sem troféus na mala, mas com expectativas positivas para futuras competições internacionais de Fortnite. Isso porque os pro players brasileiros Frosty e leleo, ambos da LOUDPulga e Seeyun, os dois da Team Liquid, e redlee, além do argentino k1ng, da FaZe Clan, representaram bem a região brasileira no torneio do battle royale da Epic Games do Gamers8, festival de entretenimento e games organizado pela Federação Saudita de Esports.

Torneio de Fortnite no Gamers8 na cidade de Riad, na Arábia Saudita (Foto: Divulgação/Gamers8)

LEIA MAIS

Antes de embarcar havia uma baixíssima expectativa em relação às performances dos brasileiros no torneio. Das três duplas brasileiras que se formaram exclusivamente para a competição internacional, somente Pulga e leleo estão jogando juntos na atual temporada do jogo. Todas, inclusive, não vivem um boa fase no que diz respeito à consistência.

Curiosamente, os dois não conseguiram se classificar às finais desta edição da Fortnite Champion Series (FNCS), mas conquistaram o melhor resultado brasileiro com construção em solo saudita. Entre 44 duplas de todo o mundo, eles terminaram na 18ª colocação, à frente de Seeyun e k1ng (19ª) e Frosty e redlee (26ª). 

Já no Construção Zero, o popular modo sem construções que também teve 44 duplas na disputa, Seeyun e k1ng tiveram uma performance ainda melhor e terminaram como a 10ª melhor dupla do campeonato, seguidos por Frosty e redlee (13ª) e Pulga e leleo (25ª). 

k1ng e Seeyun no Gamers8 (Foto: Divulgação/Gamers8)

Pode parecer pouco, mas os resultados obtidos pelas três duplas são bons dada a situação que vive o cenário brasileiro de Fortnite. O número de pro players segue em queda, a premiação da FNCS foi bastante reduzida pela Epic Games e o interesse da comunidade em consumir informações e conteúdo competitivo é claramente cada vez menor.

Além disso, poucos jogadores profissionais atualmente têm interesse em participar de scrims - treinos em partidas personalizadas para aqueles que buscam evolução dentro do jogo, que praticamente não acontecem mais neste ano no Brasil.

Ou seja: os seis jogadores da região brasileira foram competir em um torneio internacional praticamente sem preparação adequada quando comparados com quem atua na América do Norte ou na Europa, os dois principais polos de Fortnite do momento com uma infraestrutura excepcional.

Pulga em ação com a camisa da Team Liquid no Gamers8 (Foto: Divulgação/Gamers8)

Para o futuro, há esperança de que o Brasil possa ter um desempenho ainda melhor na FNCS Invitational 2022, que também será em LAN como no Gamers8, algo que aumenta ainda mais as expectativas. A diferença é que será uma competição internacional gerida integralmente pela Epic Games e terá um nível ainda maior, já que por lá estarão as melhores duplas das sete regiões do game.

Apesar de nenhuma das três duplas brasileiras que jogaram o Gamers8 estarem garantidas na FNCS Invitational 2022 ou em futuros campeonatos internacionais de Fortnite, os resultados provam que a região brasileira se fortaleceu pelo próprio talento dos jogadores. Agora resta dar o próximo passo e evoluir como cenário.