CS:GO: ESIC pune peacemaker e zakk por "bug do coach"

Comitê de Integridade suspende técnicos de eventos provisoriamente; PGL decidirá sobre atuação no Major

Por Bruno Pereira 06.05.2022 13H36

A ESIC, sigla em inglês para Comitê de Integridade nos Esports, anunciou nesta sexta-feira (6) a suspensão de mais três técnicos de CS:GO pelo que ficou conhecido como "bug do coach": não responder de maneira apropriada ou utilizar intencionalmente uma mecânica do modo espectador para ganhar vantagem competitiva em partidas oficiais. Foram punidos:

  • Luis "peacemaker" Tadeu - Técnico da Imperial Esports
  • Sergey "hally" Shavayev - Técnico da Team Spirit
  • Rafael "zakk" Fernandes - Técnico da 9z Team

As punições foram anunciadas três dias antes do PGL Major de Counter-Strike, que acontecerá na Bélgica. A ESIC, no entanto, deixa claro que a suspensão dos técnicos acontecerá apenas em torneios de organizadores parceiros da ESIC, que não é o caso da PGL. A organizadora do Major terá autonomia para decidir se também suspende os três técnicos ou se permitirá que disputem o campeonato.

Apesar de nem PGL e nem Valve terem comentado publicamente o assunto, as equipes 9z e Team Spirit já comunicaram publicamente que seus técnicos estão suspensos do torneio. Nem Imperial, nem peacemaker se pronunciaram até o momento.

Evidências publicadas e punição

A ESIC optou por publicar as evidências de utilização do "bug do coach" pelos três técnicos. Segundo o comitê, as informações já eram públicas, não são sensíveis e são de interesse público. Confira os casos brasileiros abaixo:

  1. peacemaker: Não agiu de maneira apropriada em resposta a um bug de câmera de movimento livre em 6 de março de 2018, durante um round de uma partida entre Heroic e Imperial no ECS Season 5 Europe Challenger Cup.
  2. zakk: Não agiu de maneira apropriada em resposta a um bug de câmera estática em duas partidas diferentes, uma pela Luminosity em 24 de maio de 2018 e outra pela 9z, em 7 de agosto de 2020. Em ambos os casos, considera-se apenas um round de cada partida.

A ESIC suspendeu ambos de eventos parceiros por um período não-divulgado, mas que está aguardando uma definição final do comitê após os técnicos apresentarem suas defesas. Apesar de não ter jurisdição na PGL, organizadora do Major, é esperado por parte da comunidade que a PGL siga a sugestão de suspensão dos técnicos por parte da ESIC e anuncie publicamente.

Entenda o caso

Em 2020, trinta e sete técnicos de Counter-Strike foram suspensos pela ESIC pelo "bug do coach", dentre eles os brasileiros Apoka, Guerri, dead, rikz, prd e elllll. As punições variaram de meses de suspensão em campeonatos de parceiros da ESIC até anos, dependendo de fatores como tempo de uso do bug e até mesmo "tier" da equipe que o técnico representava - equipes consideradas de primeiro escalão tiveram punições maiores, por exemplo.

Alguns parceiros da ESIC são ESL, DreamHack e BLAST, o que fez com que equipes como MIBR e FURIA disputassem diversos campeonatos sem a presença de seus técnicos durante os jogos no período de 2020 a 2021. Desenvolvedora do CS:GO, a Valve apenas publicou uma nota dizendo estar ciente do bug.