Jogamos: F1 2019 homenageia Ayrton Senna com uma série de desafios

Piloto brasileiro protagoniza novo modo que recria sua rivalidade com Alain Prost

Por Bruno Silva 14.06.2019 13H01

F1 2019 terá um gostinho especial para os brasileiros apaixonados por games: a edição deste ano do game da Fórmula 1 traz o avatar de Ayrton Senna, que, além de ser um, herói nacional, é venerado pelos fãs de automobilismo - inclusive na Inglaterra, de onde vem a McLaren pela qual Senna viveu seus dias de glória e onde se localiza a desenvolvedora Codemasters.

Senna foi recriado no game em um modo que revisita sua histórica rivalidade com o francês Alain Prost, que marcou a Fórmula 1 entre o final dos anos 1980 e o início dos anos 1990. O game conta com avatares dos dois pilotos e os carros que ambos pilotaram na temporada de 1990 , quando Senna corria pela McLaren e Prost, pela Ferrari.

No game, essa rivalidade será traduzida em desafios envolvendo ambos os pilotos. Durante a E3 2019, tivemos a oportunidade de fazer um destes desafios, que faz jus ao estilo ousado e perseverante de Senna. Na pele do piloto brasileiro, precisávamos ultrapassar cinco pilotos em Interlagos.

Como é de praxe em um jogo de corrida, impressiona a recriação fiel da realidade, e com o conteúdo de Senna não é diferente. A McLaren MP4 5/B está perfeitamente reproduzida no game da Codemasters, principalmente no ronco de seus motores.

A vista daquele carro, em Interlagos, com aquele icônico capacete, certamente vai fazer o fã brasileiro sentir saudade de Senna, cuja morte completou 25 anos em 2019.

As rivalidades são um tema recorrente nos games da Fórmula 1, e outro bom exemplo está no modo Carreira do game, que agora também incorpora a Fórmula 2, uma espécie de divisão de acesso para pilotos que almejam a F1.

A segunda parte da demo nos colocou em uma saia justa: na pele do segundo piloto de uma equipe de F2, recebemos a ordem de ceder nossa posição ao companheiro, mas, se quiséssemos, poderíamos fechá-lo e tentar buscar nós mesmos a vitória.

Até comecei bem, mas um erro em uma curva me fez perder a posição de qualquer jeito, e meu companheiro seguiu em frente, ultrapassou os demais competidores e chegou em primeiro lugar.

A decisão no calor da corrida teve consequências para o meu piloto, que precisou explicar o descumprimento das ordens da equipe à imprensa, e ainda levou um pito do companheiro de equipe em uma cutscene.