Jogamos: Pokémon Let’s Go conquista com nostalgia super eficiente

Primeiros jogos da franquia para o Nintendo Switch não inovam, mas divertem

Por Claudio Prandoni 14.06.2018 11H55

Pokémon Let's Go, os primeiros games da franquia para o Switch, saem ainda neste ano e, pela demonstração testada na E3, deu para sentir que são mesmo aventuras simples, de forte apelo nostálgico e mais empenhadas em conquistar jogadores de Pokémon GO do que evoluir a linha principal de jogos da franquia.

O trecho testado mostrava a saudosa floresta de Viridian - com o objetivo, claro, de sair do labirinto de árvores e arbustos. Pelo cenário já deu para ver uma das principais diferenças de Let’s Go em relação a outros títulos: você vê os Pokémon selvagens pelo mapa, tendo assim a opção de fugir deles ou mesmo escolher qual quer tentar capturar.

O sistema de captura é visualmente idêntico ao de Pokémon GO, mas a mecânica é muito simples e não permite tantos desvios na trajetória, como acontece nos smartphones. É mera questão de acertar a força e um simples movimento para atingir em cheio o monstrinho. Infelizmente, não é possível lutar contra estes Pokémon selvagens.

Enquanto o esquema de captura mudou, as batalhas contra treinadores preservam o formato mais clássico possível da série: quatro golpes para escolher, cada um com um número limitado de usos.

Aliás, falando dos controles, é impressionante notar a simplicidade de Let’s Go. Fiz o teste inteiro com o controle especial PokeBall Plus, pequenino e em formato de Pokébola. O tempo todo, usei apenas uma alavanca analógica e um botão para explorar o cenário, capturar criaturas e dar comandos e batalhas.

A demonstração também mostrou como funcionam os pontos de experiência em Let’s Go. Sempre que vencer um combate ou capturar um Pokémon, pontos de experiência são distribuídos para os monstrinhos em seu grupo.

O visual é maravilhoso e realiza sonho antigo de muitas pessoas as mostrar o universo de Pokémon recriado em 3D e em alta definição, com cores vibrantes e um estilo bem característico de anime.

Os Pokémon Let’s Go são aventuras leves e nostálgicas, com ajustes e novidades que devem encantar toda uma nova geração de treinadores e preparar bem o terreno para o próximo episódio principal da franquia, que fica para 2019.

Pokémon Let’s Go Pikachu e Let’s Go Eevee chegam Nintendo Switch no dia 16 de novembro.