E3 2016 | Kojima: Death Stranding será um novo gênero de jogos

Criador de Metal Gear fala um pouco sobre seu novo projeto

Por Guilherme Jacobs 16.06.2016 14H16

Uma das maiores surpresas da E3 2016 foi ver Death Stranding, o novo jogo de Hideo Kojima, criador de Metal Gear Solid. O jogo terá Norman Reedus (The Walking Dead) como seu protagonista, e envolve cordões umbilicais e baleias mortas. Fora isso, não sabemos basicamente nada. Felizmente, o desenvolvedor falou um pouco mais sobre o projeto.

Através do perfil do Twitter da Kojima Productions, Kojima falou sobre o misterioso trailer. "No nosso teaser nós temos tanto os 'fios conectados' das algemas/cordões umbilicais e também as baleias encalhadas," disse o desenvolvedor. "Claro que há outras pistas lá. As dog tags são uma delas. Nosso jogo ainda está longe de ser lançado mas o 'jogo' já começou. O que você consegue perceber?"

Ele também comentou sobre o estado do seu novo estúdio. "No curto tempo desde que começamos a KojiPro, conseguimos encontrar pessoas, construir um ambiente para trabalhar, procurar por tecnologia, começar um projeto e terminar um teaser," disse Kojima. "Depois de fazer jogos por 30 anos, eu não estou nem um pouco preocupado. E para nos ajudar nós temos Mark (Cerny) e Kyle (Cooper) e as pessoas do 'fio' da Sony."

Kojima não comentou sobre a história de Death Stranding mas deixou claro que a morte é um dos temas importantes do jogo. "Desde os dias de jogos operados por moeda você tinha a opção de continuar se falhasse na missão. Falhar significava a morte do seu personagem no jogo. Ao fazer um jogo, tanto na história quanto nos sistemas, você retrata a morte. Entretanto, a 'morte' está prestes a ganhar um novo significado," afirmou o criador de Metal Gear.

"Ainda sim, as partes principais do jogar não vão mudar. Comparando a dirigir; dirigir um carro que você já conhece vai ter sempre o mesmo sentimento quando acelerar e frear. É quando você dirige esse carro 'familiar' sem stress que você percebe a diferença. Esse é o tipo de jogo que [Death Stranding] precisa ser." 

O lendário desenvolvedor também explicou de onde vem algumas inspirações para o projeto. Preparem-se porque é aqui que as coisas ficam estranhas da melhor forma possível. "Kōbō Abe, um dos meus escritores favoritos escreveu uma novella chamada Rope que eu li no ensino médio. O livro fala sobre as primeiras invenções dos humanos, a 'vara' e a 'corda,'" contou Kojima. "A vara ajudava o homem a se distanciar de ameaças. Do outro lado, a corda nos ajudava a capturar e prender coisas importantes a nós. Na maioria dos jogos online, você luta com a vara. Isso também vale pra redes sociais."

"Vara e corda são palavras-chave importante. Você vai usar a vara no nosso jogo mas isso não é tudo; como você vai usar a corda para se conectar com pessoas no mundo todo? Você vai conseguir usar os dois? O jogo vai te deixar brincar com ferramentas para pensar sobre esses pontos," ele continuou.

Por fim, Kojima falou sobre que tipo de jogo Death Stranding vai ser. "Com a tecnologia avançando como está, dividir jogos em gêneros como Ação ou RPG não parece uma atitude progressiva, mas Death Stranding deve ser um novo tipo de 'gênero.'"

O que isso tudo quer dizer? Bom, conhecendo o Kojima só saberemos quando o jogo for lançado. Death Stranding ainda não tem data de lançamento mas será lançado no PS4 e PC. 

E3 2016 é a maior feira de games do mundo e ocorre de 14 a 16 de junho em Los Angeles, nos Estados Unidos. O evento tem cobertura completa do Omelete no local, com notícias das conferências, anúncios e prévias de jogos, análises e mais.