TobiWan, caster de DotA, é acusado de assédio sexual

Valve retira voz do narrador do Passe de Batalha, e figuras do cenário competitivo se posicionam

Por Bruno Pereira 25.06.2020 19H08

O narrador Toby “TobiWan” Dawson, que havia tuitado condenando GranD, foi acusado de assédio sexual por diversas mulheres do cenário de esports..

As acusações vem dias após o próprio TobiWan condenar Grant “GranDGranT” Harris, que foi demitido da Evil Geniuses após ser acusado de estupro.

TobiWan é um dos pioneiros em locução de esports no ocidente e grande figura na área, narrando campeonatos de Esports desde 2006. O caster marcou presença em todas as locuções do The International, o Mundial de DotA 2, desde a sua concepção, em 2011.

O narrador australiano foi acusado por diversas mulheres da comunidade, mas tudo começou com respostas ao tweet de Toby condenando GranD. A usuária do Twitter @cofactorstrudel comentou: “Não fale nada sobre este assunto até estar pronto para admitir os seus próprios atos. Você SABE o que você fez”.

TWEET

Na sequência, diversas outras mulheres compartilharam relatos e acusações, principalmente a cosplayer Meruna, que é casada com o streamer e caster syndereN, parceiro de narração de Toby em diversos eventos. Em seu Tweet Longer, a cosplayer fala sobre relações abusivas que teve com Toby em 2011.

TWEET MERUNA

Após a cosplayer expôr a sua história, diversos membros da comunidade começaram a comentar sobre o assunto, incluindo o jornalista Slasher e os casters Trent e Capitalist. “Eu costumava acreditar que Toby era apenas uma pessoa socialmente estranha, mas não mais. Não sei quem vocês são, não sei quais ‘ações horríveis’ ele cometeu, não sei se o meu apoio significa algo para vocês. Mas se você estiver neste mesmo barco que outra mulheres, você tem o meu apoio”, comentou Capitalist em seu Twitter.

TWEET CAPITALIST

Seguindo a reação da comunidade, a agência de talentos de esports CodeRed anunciou a quebra da parceria com TobyWan, que significa que ele não participará mais de torneios do Behind the Summit.

A Valve, publisher do DotA, também removeu os arquivos de voz de Toby do Passe de Batalha do jogo.

TWEET SLASHER