Pc   Playstation   Xbox   Nintendo

Diablo IV será mais sombrio e tem previsão para 2020, diz site

Game pode ter aspectos sociais inspirados por Destiny

Por Victor Ferreira 22.11.2018 13H21

Na quarta (21), o site Kotaku divulgou uma reportagem falando sobre o passado, presente e futuro da série Diablo - incluindo o próximo principal game da série, Diablo IV.

Supostamente conhecido pelo codinome Fenris dentro da empresa, o game promete ser mais sombrio do que seu predecessor, tendo uma estética mais similar ao clássico Diablo II.

“Há muita gente que achou que Diablo III fugiu do que fazia Diablo ser Diablo em termos de estilo artístico e efeitos de feitiços”, disse um funcionário da Blizzard.

“Eles querem fazer com que seja nojento, seja sombrio, [se livrar de] tudo que poderia ser considerado cartunesco em Diablo III”, declarou outra fonte. “Fazer o que as pessoas tinham medo em Diablo II, mas moderno.”

O artigo indica que, apesar do sucesso da expansão Reaper of Souls e a atual recepção positiva do jogo, a Blizzard parece ter considerado Diablo III uma decepção, especialmente considerando os problemas do título em seus primeiros anos.

A Blizzard chegou até a cancelar uma segunda expansão planejada para o jogo, o que chocou muitos membros da equipe de desenvolvimento da série - conhecida como Team 3.

“O que falaram ao time foi: ‘Vocês terminaram Reaper of Souls, é muito bom. Mas achamos que a melhor coisa para a propriedade intelectual é seguir para Diablo IV em qualquer forma que tomar’”, indicou uma fonte do artigo. “A sensação geral da equipe, pelo menos ao meu ver, foi que houve um voto de não-confiança dos executivos. Eles acharam que Diablo III foi uma tremenda cagada.”

“Muitas pessoas ficaram desnorteadas”, continuou. “Acho que muitos achavam que: ‘Cometemos erros em Diablo III, mas aprendemos e criamos Reaper para mostrar o que somos capazes de fazer. Nós consertamos isso, e Reaper é muito bom’. Acho que muita gente pensou que havíamos aprendido e sabíamos como fazer isso, e a segunda expansão, seja o que fosse, seria a maior expressão disso… Eles desligarem os aparelhos sem realmente ver Reaper doeu bastante.”

Fenris nem seria, necessariamente, o primeiro projeto de Diablo IV, com a reportagem relatando o desenvolvimento do chamado Codinome Hades, que seria um jogo em terceira pessoa com câmera por cima do ombro, e que poderia ou não ser uma nova sequência da série principal.

O projeto, porém, acabou sendo cancelado, e o diretor, Josh Mosqueira, deixou a Blizzard.

Um dos conceitos que Fenris pretende desenvolver a este ponto é ênfase em aspectos sociais, inspirado principalmente por Destiny, além de elementos leves de MMOs.

“A pergunta que continuava a ser feita era: ‘Se vai haver um equivalente a Assalto [de Destiny], em que você é focado em um nível muito focado na história e bem planejado, como isso ficaria em Diablo”, explicou uma fonte que tem familiaridade com o projeto.

Por enquanto, não há indicação para possíveis plataformas para o suposto Diablo IV, e a previsão no momento é de que o jogo seja lançado no mínimo em 2020.

A reportagem também indicou que a Blizzard planeja um jogo mobile de Warcraft inspirado em Pokémon GO.