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Activision patenteia sistema para incentivar o uso de microtransações em jogos multiplayer

Empresa quer usar o matchmaking para fazer os jogadores gastarem dinheiro

Por Guilherme Jacobs 17.10.2017 19H23

Activision recebeu nesta terça-feira (17) uma patente para um sistema que será usado para incentivar jogadores de games multiplayer a comprar itens através de microtransações. A aplicação para a patente foi feita em 2015 e a mesma foi aprovada agora nos EUA.

Batizado de "sistema e método para incentivar microtransações em jogos multiplayer", a tecnologia quer usar o matchmaking, configuração que junta jogadores para partidas online, e levar em conta o nível de habilidade, conexão e outros fatores para juntar pessoas em partidas de uma forma que incentiva o uso de microtransações.

Activision

Na prática, isso vai funcionar da seguinte forma: O sistema pode juntar um jogador experiente com um novato para incentivar o noob a comprar os itens usados pelo veterano. Ao analisar o comportamento do usuário inexperiente, o sistema também pode determinar quais itens devem ser promovidos mais na loja in-game. Um exemplo específico é dado:

"Neste exemplo específico, o jogador novo pode querer virar um sniper experiente em um jogo," diz a patente. "O motor de microtransações pode juntá-lo com um jogador que é um sniper habilidoso no jogo. Desta forma, o jogador novo pode ser encorajado a fazer compras no jogo como um rifle ou outro item usado pelo veterano."

Resumindo, a ideia da Activision é fazer com que os novatos joguem com veteranos e comprem os itens usados pelos jogadores mais experientes na premissa de que, ao ter aquela arma ou equipamento, eles serão tão bons quanto os rivais. Mas o sistema não para por aí. Ele também poderá colocar o usuário inexperiente em partidas que vão beneficiar o uso do item que ele comprou.

"Fazer isso pode aumentar o nível de diversão do jogador por conta da compra in-game, o que pode incentivar novas compras," explica o documento. "Por exemplo, se um jogador compra uma arma em particular, o motor de microtransação pode colocar o jogador numa sessão de jogatina na qual aquela arma é super eficaz, dando ao jogador a impressão que aquela arma em particular foi uma boa compra. Isso pode encorajar o jogador a fazer mais compras para obter resultados semelhantes."

Ainda segundo a patente, o foco desse sistema é em jogos de tiro em primeira pessoa, o que não é uma surpresa já que ele vem da empresa responsável por Call of Duty Destiny, mas pode ser usado em outros gêneros.

Em resposta à publicação da patente, a Activision informou ao GameSpot que essa ideia ainda não foi aplicada em nenhum jogo, e é um experimento da sua divisão de pesquisa e desenvolvimento, pelo menos por enquanto.