Pc   Playstation   Xbox   Nintendo

Jogamos: Dark Souls Remastered promete um refresco além da estética

Sempre dá tempo para mais uma visita em Undead Burg

Por Maximilian Rox 06.05.2018 12H00

Dark Souls é um clássico que, assim como muitos games, até hoje apaixona jogadores, fãs e comunidade. E eu já vi casos extremos disso: afinal, tenho um amigo que criou dezenas de salas no Discord com todas as localizações do game. E ele muda sempre que vai para uma nova área.

Tamanha paixão com certeza motivou a Bandai Namco e a FromSoftware a olhar com carinho este clássico que pode aproveitar e muito da evolução gráfica da atual geração.

E, depois de testar as novidades de Code Vein recentemente, foi a minha chance de experimentar um pouco mais de Dark Souls Remastered — uma proposta cuidadosa que, além de um visual mais definido, buscou implementar melhorias visuais e técnicas para os fãs de longa data.

"You Died" com estilo (e em 4K)

A demonstração que testei já levava o jogador para Undead Burg, e o choque gráfico foi iminente. No aspecto geral, o jogo está bem mais bonito e iluminado, com cenários detalhados ao fundo e luzes muito mais impactantes. Mas há limitações no processo.

As superfícies e as texturas ainda carregam e muito as marcas do tempo e do jogo original, principalmente se você ficar pertinho de escadas, paredes e construções com tijolos, por exemplo. É um detalhe que me lembrou muito quando testava Final Fantasy XII: The Zodiac Age para a análise do The Enemy — embora uma visão distante realce a beleza total da remasterização, a aproximação detalhada revela as limitações da época.

Apesar disso, não há como negar que o jogo está bem fluido rodando a 60 frames por segundo. E, com o 4K ativado no PlayStation 4 Pro e no Xbox One, a iluminação realmente pode mostrar seu potencial total — ainda mais em ambientes escuros e fechados, um trunfo que Dark Souls traz no decorrer da aventura.

Além dos gráficos

A proposta de Dark Souls Remastered é trazer algumas mudanças além do visual. As mais importantes irão incluir:

  • Legendas em português;
  • Número máximo de jogadores aumentado de 4 para 6;
  • Modos de 3 contra 3 e um "deathmatch" entre seis jogadores;
  • Servidores dedicados para o jogo;
  • E outros pequenos detalhes, como recuperar Estus Flask ao derrotar um invasor, habilitar o matchmaking global, configuração de botões e mais.

Não foi possível testar o modo online na demonstração da Bandai Namco, mas todas as opções acima foram confirmadas para a versão. Mais do que só dar um "tapa no visual", a ideia é realmente expandir o jogo e aproveitar a capacidade atual para facilitar a vida dos jogadores e trazer mais ação dentro do jogo. Principalmente porque, pessoalmente, o modo de três contra três me parece bem interessante.

Sendo assim, só nos resta esperar pelo jogo ou testá-lo gratuitamente entre os dias 11 e 12 de maio. O lançamento oficial é marcado para o dia 25 de maio no PlayStation 4, Xbox One e PC — enquanto isso, a versão do Nintendo Switch foi adiada entre final de junho e setembro.