Playstation   Xbox   Retro   Nintendo   Mobile   Pc

Castlevania da Netflix: O que acontecerá na quarta temporada?

Especulações e teorias sobre os próximos episódios da animação

Por Jessica Pinheiro 19.03.2020 17H00

A terceira temporada de Castlevania chegou ao fim e, além de ter deixado uma parcela de fãs divididos; também deixou muitas dúvidas a respeito de seu futuro. Para onde a série (muito bem) animada da Netflix pode partir - em termos de enredo - quando/se uma quarta e, talvez, até mesmo quinta parte estrear?

Antes de partir para especulações sobre o futuro da animação, cabe recapitular um pouco do que aconteceu na série até o momento. Desnecessário dizer, claro, mas o texto a seguir está recheado de spoilers de todas as temporadas, portanto, cuidado!

Anteriormente em Castlevania…

A primeira parte introduziu todos os personagens centrais da aventura em cada um dos 4 episódios disponibilizados: Dracula, Trevor Belmont, Sypha Belnades e Alucard, nesta ordem. Já na segunda temporada, o vampirão declarou guerra contra a humanidade, mas, em seu âmago, também gostaria que todos os seres, vivos ou (quase) mortos deixassem de existir.

Isso porque Dracula viveu todas as etapas do luto ao longo da primeira e segunda parte da animação; enquanto seus generais vampiros estudavam a melhor forma de concretizar seu plano primário (o de exterminar a raça humana). Em paralelo, o trio de heróis construiu um relacionamento e pesquisou como deter o vampirão.

A segunda temporada termina com Trevor, Sypha e Alucard derrotando Dracula, enquanto alguns personagens (seguidores/criaturas) sobrevivem e fogem. E a terceira parte, por sua vez, aborda essa janela de ausência, solidão, decepção e busca por propósito e pertencer que restou.

Com Dracula definitivamente morto, restou algo para Trevor, Sypha, Alucard, Carmilla, Isaac e Hector? Como estão vivendo após o grande confronto em Castlevania? O que eles podem ou querem fazer? As pessoas ainda têm algo a lhes ensinar? São muitas dúvidas e temáticas subjetivas brilhantemente abordadas ao longo da temporada.

O terceiro ato

Os grupos se dividem e brilham em plots independentes, mas totalmente interconectados pelos sentimentos citados acima.

Trevor e Sypha, por exemplo, viajam caçando e derrotando monstros, e cultivando uma relação saudável, até que se deparam com uma conspiração demoníaca no vilarejo de Lindenfeld; enquanto Alucard se mantém isolado no castelo de seu pai, enlouquecendo aos poucos em meio à solidão, até que conhece os irmãos Sumi e Takka, que se tornam seus pupilos. 

Carmilla arrasta Hector até seu castelo, onde se reúne com suas irmãs vampiras e traçam planos para tomar todo o país com exércitos de criaturas da noite, criadas pelo mestre de forja de demônios aprisionado. Isaac, por sua vez, tenta retornar para a Europa, depois de ter sido transportado no meio do Oriente Médio por Dracula, que tentou poupá-lo da morte.

No caminho, Isaac se surpreende com humanos bons e ruins que o ajudam a perceber que ele pode e deve viver sua própria história e realizar seus próprios planos - o que o leva a, consciente ou inconscientemente, conseguir um império e um exército próprio de monstros infernais.

Ao final da terceira temporada, Trevor e Sypha impedem o retorno de Dracula e ajudam um viajante do tempo, Saint Germain; além de descobrirem que os humanos podem ser mais cruéis que os monstros; e Alucard passa uma traição semelhante com Sumi e Takka. Por fim, Hector é escravizado por uma das irmãs de Carmilla, ao passo que a irmandade de vampiras avança em seus planos para conquistar o restante do país, usando e abusando das abilidades do mestre de forja.

Continua…?

Vale apontar que, até o momento de publicação desta matéria, a quarta temporada de Castlevania não foi oficializada pela Netflix. A terceira parte estreou em 5 de março de 2020 no serviço de streaming, mas nada foi dito ainda sobre o futuro da animação.

Sabe-se que o roteirista de Castlevania, Warren Ellis, está trabalhando atualmente com Kevin Kolde, produtor executivo da série animada; em outra animação da Netflix chamada Heaven’s Forest, que contará com 8 episódios.

E além de parte da produção estar envolvida em outros projetos, a previsão é que a produção de Castlevania sofra algum atraso de qualquer forma, já que o mundo encara uma pandemia por conta do COVID-19, mais conhecido como coronavírus.

Muitas produções como eventos, gravações de séries, novelas e filmes, dentre outras formas de entretenimento, estão sendo canceladas ou adiadas devido a isso. Não seria de se estranhar, portanto, que o mesmo ocorresse com Castlevania.

Incertezas

De toda forma, a série de Castlevania tem um futuro incerto até mesmo em sua narrativa. Por ter se distanciado bastante dos games na terceira temporada, as especulações sobre o que a animação abordará em temporadas futuras são inconclusivas.

A abordagem de cunho original, independente dos games, abre um enorme e interessante leque de possibilidades do que a série pode mostrar em seus próximos episódios.

Ellis e Kolde, o roteirista e o produtor executivo, respectivamente; inclusive, disseram em entrevista ao Collider que não têm certeza do que Castlevania pode trazer em futuras temporadas.

“No final da terceira temporada, [a história está] em um lugar muito diferente do que se imagina. A terceira temporada começa com a esperança renovada, um novo começo, e você acha que tudo será ótimo e feliz, e então Warren puxa o tapete embaixo de você, e estraga tudo”, disse Kolde. “Então, sabe, definitivamente existem negócios e histórias inacabadas que acho que poderíamos facilmente [continuar.]”.

Ellis e Kolde expressam que desejam produzir uma quarta temporada, afinal, a animação termina com ganchos para isso. O roteirista, por sinal, acrescenta: “Essas coisas que aconteceram no mundo [de Castlevania] não passam. Não tem como recomeçar [do zero], não é como se as pessoas fossem esquecer que existiram vampiros, criaturas da noite e magia. E esses acontecimentos estão fora de controle e revelando, até certo ponto, o caos”.

O que abordar no futuro?

Como nem os produtores sabem exatamente para onde ir com Castlevania, restam as teorias. Pegando como base tudo o que foi mostrado na animação e não o que os jogos podem oferecer, eis alguns palpites:

Os exércitos de criaturas da noite forjadas forçadamente por Hector (sob comando de Carmilla e suas irmãs) e os monstros criados por Isaac, que agora é um homem livre e poderoso; devem se cruzar em algum momento, ocasionando em uma espécie de guerra pela liderança do território europeu.

O embate entre os dois mestres de forja, agora em posições opostas - Hector como um escravo da irmandade de vampiras e Isaac como um líder livre - pode acontecer futuramente, tornando a relação entre eles ainda mais trágica e, porque não dizer, poética.

Alucard, por sua vez, pode estudar uma forma de consertar as engrenagens mágicas que movem o castelo de seu pai. O meio-vampiro e meio-humano deve ainda se isolar de vez da humanidade depois de sua traumatizante experiência na terceira temporada - ou, talvez, entrar em uma jornada para recuperar sua fé na humanidade.

Algo semelhante pode acontecer com Trevor e Sypha que, após passarem por uma experiência igualmente traumatizante, devem embarcar em uma aventura que certamente os levará a confiar novamente nas pessoas. Por tabela, os heróis devem se envolver de alguma forma na suposta guerra entre as criaturas da noite forjadas por Hector e Isaac.

Considerando que o trio de heróis não parece ter encontrado uma motivação ou um propósito pelo qual lutar, exceto, eliminar o mal da Terra; é conveniente que os três acabem sendo puxados para a iminente guerra e se envolvam nela de alguma forma, seja por interesses políticos ou pessoais.

Em meio a tudo isso, a ressurreição de Dracula deve ser explorada mais uma vez, afinal, o vampirão foi eliminado, mas ainda existem inúmeros seguidores dele vagando pelo planeta. E como esse acontecimento é recorrente nos games, é possível que ele retorne, de fato, em algum momento como uma espécie de chefão final.

Mas será que Dracula quer voltar? E se retornar, o que ele faria? Poderia ele se vingar de toda a humanidade por esse feito? Afinal, o vampirão estava, aparentemente, em paz com sua esposa Lisa. Mesmo que os dois estejam no inferno, separá-lo de sua amada talvez não seja uma boa ideia.

Como já comentado por aqui, o futuro de Castlevania é bastante incerto. Todavia, como a animação se distanciou de vez dos videogames, o leque de possibilidades (de abordagens, temáticas e narrativas originais) é grandioso. Resta esperar a renovação oficial pela Netflix.