Golfinhos aprendem a cantar o tema do seriado Batman

Golfinhos aprendem a cantar o tema do seriado Batman

Por Érico Assis 21.11.2006 00H00


Santo cetáceo, Batman!
"Ta nanananana nanananana nanananana... Batmaaaaaaaaaan!"

Golfinhos do Epcot Center – Flórida, EUA – foram ensinados a cantar a música-tema de Batman, o seriado de TV dos anos 1960. Pesquisadores do New College of Florida estavam testando a capacidade dos animais de reconhecer e reproduzir ritmos – habilidade que, até então, acreditava-se ser restrita aos seres humanos.

Um botão foi colocado no tanque dos golfinhos, o qual, ligado a um computador, gerava sons quando os animais o apertavam. Os cientistas então passaram a associar determinados ritmos a objetos: o golfinho recebia um boneco do Batman e reproduzia um ritmo específico pressionando o botão – se acertasse, ganhava um peixe.

No prosseguir do experimento, os golfinhos começaram a "cantar" (fazer sons com a boca) em sincronia com o ritmo do botão. Aí só passaram a ganhar peixes quando conseguiam fazer a associação correta entre o "canto" e o ritmo – ou seja, "fazer música".

O cientista Gordon Bauer, que não participou do experimento, disse que "este é o primeiro relato, até onde sei, da habilidade de um mamífero não-humano de discriminar padrões rítmicos". Ele, porém, certamente não considera isso "fazer música". "Acredito que música seja um construto humano. Duvido que tenha alguma pertinência para animais, embora os elementos musicais, tais como volume, tempo, timbre, ritmo etc. possam ser incorporados à comunicação animal".