Apple   Tech

Face ID é enganado por filho de usuária do iPhone X

Recurso parece não ser tão confiável quanto o indicado

Por Júlia Scochi 16.11.2017 15H11

O novo recurso de reconhecimento facial do iPhone X, o Face ID, aparenta não ser tão confiável quanto indicado pela própria Apple. Desde seu lançamento, diversos usuários tentaram superar o programa, e até a própria desenvolvedora admitiu que erros podem acontecer no caso de irmãos gêmeos ou extremamente parecidos, assim como no caso de crianças menores de 13 anos, que não possuem todas as suas características completamente desenvolvidas.

Comprovando essa falha curiosa, a ferramento acabou sendo 'enganada' pelo filho de dez anos de uma usuária, que foi capaz de desbloquear o celular de sua mãe com seu próprio rosto. Veja no vídeo acima.

Segundo o Wired, a mãe testou registrar seu rosto com diferentes iluminações, e em algumas delas o filho não conseguiu acesso imediato ao aparelho, que se adaptava ao rosto da criança em cada tentativa, tornando cada vez mais fácil o desbloqueio. O acontecimento levantou preocupações para o pai, que disse não gostar da falta de privacidade que isso pode causar, tanto para assuntos particulares da vida do casal, quanto para as possibilidades do filho em pedir comida ou produtos de forma livre através do aparelho.