Apple diz que processo da Epic foi feito para revitalizar interesse em Fortnite

Fabricante do iPhone diz que popularidade do jogo está em queda

Por Victor Ferreira 16.09.2020 16H54

Em um novo capítulo da disputa legal entre a Epic Games e a Apple pela remoção de Fortnite da App Store, a fabricante do iPhone e Mac soltou diversas farpas em um novo arquivamento, declarando que o processo foi feito para revitalizar o game.

“Por razões que não tem nenhuma relação com as acusações da Epic contra a Apple, a popularidade de Fortnite está em declínio”, diz o pronunciamento. “Até julho de 2020, o interesse em Fortnite cai em quase 70% se comparado com outubro de 2019. Este processo (e as manchetes de primeira página que gerou) parece ser parte de uma campanha de marketing feita para revitalizar interesse em Fortnite.”

A Apple também cita dados do CEO da Epic Games, Tim Sweeney, que dizem que 20% dos usuários acessam o jogo exclusivamente pelos dispositivos da empresa, com apenas 10% dos usuários ativos no iOS em particular.

Como apontado pelo site Eurogamer, apesar das declarações, a Apple não citou números oficiais que comprovem o declínio da popularidade do jogo nestes meses, e há exemplos como o show de Travis Scott que reuniu 12 milhões de pessoas.

Além disso, a Apple voltou a reforçar que a remoção do jogo deve-se às ações da própria Epic, e que Fortnite pode voltar para a App Store assim que retirar o sistema de pagamento que quebra as regras de serviço da loja.

“Se a Epic estivesse realmente preocupada em preservar o acesso de usuário de iPhone a Fortnite, ou acesso aos desenvolvedores da Unreal Engine, ela desativaria o ‘hotfix’ e cumpriria as políticas da Apple pendendo as resoluções de suas acusações. Ao invés disso, a Epic está fazendo seus consumidores de refém para ganhar vantagem em uma disputa de negócios.”

A Epic está em uma batalha legal tanto com a Apple quanto Google por implementar um sistema de pagamento independente, que burla as políticas da App Store e Google Play.